Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

RS terá estátua do Cristo maior que a do Rio de Janeiro

Na altura do peito da gigantesca escultura cristã, em seu interior, haverá uma abertura de vidro onde os visitantes poderão tirar fotografias e fazer vídeos.

Folhapress/JCRS
por  Folhapress/JCRS
10/04/2021 20:44 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A estátua do Cristo Protetor, assim batizada pela comunidade de Encantado, no Vale do Taquari, a 143 km de Porto Alegre, deve ficar pronta até o final deste ano. O monumento terá 37 metros de altura. Com mais seis de base, ela deverá superar o tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com 30 metros de estátua e oito de pedestal.

A obra gaúcha começou a ser construída no topo do Morro das Antenas, 400 metros acima do nível do mar, em julho de 2019, e garantirá aos futuros visitantes uma vista privilegiada do vale, junto à Lagoa da Garibaldi e do rio Taquari.

''Tem uma vista muito bonita daqui de cima do morro. Ainda mais quando o turista e a comunidade local tiverem acesso ao interior do Cristo e subirem de elevador os 34 metros até o peito da estátua'', disse o supervisor geral das Obras e Planejamento, Artur Lopes de Sousa, 64.

Na altura do peito da gigantesca escultura cristã, em seu interior, haverá uma abertura de vidro onde os visitantes poderão tirar fotografias e fazer vídeos.

A estátua é composta de vergalhões de aço. Já foram utilizados 40 mil kg, 500 metros cúbicos de concreto e 13.500 kg de perfis metálicos, metais utilizados na estrutura interna da imagem. Falta apenas 30% da obra ser concluída. Os braços e a cabeça da estátua foram erguidos por dois caminhões guincho na última terça-feira (6).

Segundo o empresário Rafael Fontana, que integra a Associação Amigos de Cristo e é porta-voz do grupo, alguns moradores da cidade de Encantado já tinham a intenção de construir uma imagem do Cristo no alto da montanha.

O prefeito da época, Adroaldo Conzatti, de 81 anos, apoiou a ideia. Conzatti faleceu no mês passado em decorrência de complicações pelo coronavírus. ''O nome Cristo Protetor se baseia em projetar a fé da nossa comunidade, toda a nossa devoção. Além disso, o novo Cristo irá proporcionar uma proteção, pois está em frente à nossa cidade'', disse Fontana.

Ele estima a circulação de 10 mil pessoas por mês na visita ao Cristo após sua inauguração.

O dinheiro arrecadado para a construção da imagem, diz, provém de doações voluntárias da comunidade e de empresários de Encantado, de municípios de outros estados do Brasil e até do exterior --de pessoas da Alemanha, Itália, Portugal e Japão.

A escultura de 43 metros de altura entre a base e o corpo. Os autores são o artista plástico Genésio Gomes de Moura, 66, conhecido como ''Ceará'', e seu filho Moisés Markus Moura, 40. Devido a problemas de saúde, ''Ceará'' teve que se ausentar dos trabalhos e passou o bastão para o filho, que vive em Ouro Fino, no interior de Minas Gerais.

Somente a modelagem do rosto de Cristo levou cerca de três meses para ser concluída. Posteriormente foram feitos os braços e as mãos, que já estão erguidos. Apenas a cabeça pesa cerca de 40 toneladas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE