Rio Grande do Sul
RS terá uma terça-feira com sol entre nuvens na maior parte do estado
Como uma chuva forte ocorre em Santa Catarina, haverá instabilidade maior na parte Norte, principalmente em locais perto do Estado vizinho.
Apesar da nebulosidade, o sol deve aparecer com nuvens em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, sobretudo no Oeste e no Sul, nesta terça-feira, 27. Como uma chuva forte ocorre em Santa Catarina, a instabilidade maior se dá na parte Norte, principalmente em locais perto do Estado vizinho. Na Metade Sul, qualquer instabilidade será isolada e com baixos volumes de chuva porque, no geral, não chove na maioria das cidades. Aquece mais no Oeste e no Sul. Vento Leste a Nordeste por vezes moderado com rajadas fortes em Porto Alegre e outras cidades do Leste gaúcho, como do litoral.
El Ninõ sobre o Estado
O El Niño neste final de novembro é um dos mais intensos dos últimos 50 anos com o Oceano Pacífico Equatorial atingindo anomalias de Super El Niño pela primeira vez desde o episódio do fenômeno de 2015-2016. O dado confirma a expectativa que se tinha desde o primeiro semestre de forte evento do fenômeno no final de 2023. Último boletim semanal da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar atingiu 2,1ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central-Leste.
No Rio Grande do Sul, a tendência é que a chuva siga acima da média. O verão será mais quente do que a climatologia e, com maior umidade, a estação será mais abafada e com maior risco de temporais de fim de tarde e começo de noite pelo calor excessivo e úmido.