Sala de espera vira espaço de cuidado e escuta na UBS Aldo Arioli
Iniciativa conduzida pela psicóloga Juliane Backes Batisti promove saúde mental e fortalece o vínculo com a comunidade durante o tempo de espera por atendimento.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aldo Arioli, o tempo de espera para atendimento tem se tornado um momento de acolhimento e troca. A psicóloga Juliane Backes Batisti está conduzindo grupos de sala de espera, nos quais os usuários participam de conversas que valorizam o diálogo, a reflexão e o cuidado com a saúde mental.

De forma espontânea, os próprios participantes podem sugerir temas a serem abordados. Além disso, Juliane também propõe previamente assuntos relevantes, unindo escuta ativa das demandas emergentes com uma mediação técnica estruturada. Essa dinâmica transforma o espaço de espera em um ambiente terapêutico, promovendo interação, vínculo e aprendizado coletivo.
O secretário de Saúde, Vianei Mueller, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o atendimento humanizado nas unidades. “A proposta reflete o compromisso da Secretaria em oferecer um cuidado integral, que vai além do atendimento clínico. Cada ação que promove acolhimento e escuta aproxima o serviço das pessoas e contribui para uma saúde mais humana e resolutiva”, afirmou.
Com iniciativas como essa, a UBS Aldo Arioli reforça o papel da Atenção Primária como espaço de acolhimento, vínculo e cuidado contínuo com a comunidade.
Foto: SMS PME