Cidade
Salão de Inovação da FRINAPE terá presença da URI
A Universidade vai promover e divulgar iniciativas inovadoras, com espaço dedicado à exposição de equipamentos laboratoriais, inovações e tecnologias desenvolvidas por professores e estudantes de diversos cursos.
A URI Erechim estará presente em vários espaços durante a FRINAPE deste ano. Além do estande institucional e no espaço destinado ao agronegócio, a Universidade também participará do Salão de Inovação, instalado no CTG Sentinela da Querência, juntamente com o SEBRAE, Prefeitura Municipal, Incubadora Tecnológica, Joe Games, Sicredi, Sindivest, PlaxMetal e Marcolin.
A Universidade vai promover e divulgar iniciativas inovadoras, com espaço dedicado à exposição de equipamentos laboratoriais, inovações e tecnologias desenvolvidas por professores e estudantes de diversos cursos.
No domingo, dia 15, às 17h, o curso de Medicina realizará neste espaço, uma Roda de Conversa e uma Exposição Virtual intitulada "A história da saúde no universo e no metaverso".
A Roda de Conversa terá como convidados Enori Chiaparini, Giorgio Corradi, Vânia Maria Barboza e Osvaldo Gorski, com a mediação de Henrique Trisoto, que buscará resgatar a história da saúde por meio das falas dos convidados, bem como incentivar que outras pessoas venham dialogar sobre o tema, contando e compartilhando suas experiências.
A Exposição Virtual "Instituições hospitalares: ladrilhando histórias" organizada em uma sala do Metaverso, mostrará a história, memória e o patrimônio cultural da saúde no mundo e na região Norte do Rio Grande do Sul, por meio de uma trilha organizada com imagens que retratam a evolução das instalações hospitalares no decorrer do tempo.
As duas atividades são produtos de um projeto de extensão e realizados pelas bolsistas do Curso de Medicina, Natalia Demarco Kielek, com orientação da professora Elisabete Maria Zanin, e Naiane Ronsoni Rigo, com orientação da professora Miriam Salete Wilk Wisniewski.
Após esta atividade, será realizada, ainda, a assinatura da Carta de Intenção de cooperação, de instituições de ensino superior regional, em prol da inovação regional, e apresentação do Cluster Clinical Foods. Este último diz respeito ao desenvolvimento de produtos alimentares com fins terapêuticos. O espaço é aberto ao público.