CLIMA / RECONSTRUÇÃO

Sananduva mobiliza servidores e voluntários em força-tarefa para reconstrução após temporal

Equipes trabalham na limpeza e recuperação de espaços públicos, incluindo escolas municipais atingidas pelos alagamentos

Por Redação VL Publicado em 05/11/2026 14:05 - Atualizado em 05/11/2026 14:07

A mobilização de servidores municipais e voluntários marca o início dos trabalhos de reconstrução em Sananduva após os estragos provocados pelas fortes chuvas registradas na quarta-feira (4). Diversas equipes seguem atuando na limpeza, organização e recuperação de estruturas atingidas pelo temporal.

Foto: Prefeitura de Sananduva

Um dos principais trabalhos está concentrado nas Escolas Municipais de Educação Infantil, que foram atingidas pelos alagamentos. Funcionários e voluntários estão empenhados na limpeza e higienização dos espaços, incluindo colchonetes, tatames, armários, cobertas e outros materiais utilizados pelas crianças, para garantir condições adequadas e seguras para a retomada das atividades.

A força-tarefa também envolve diferentes frentes de trabalho para atender às demandas do município e minimizar os impactos causados pelo volume de chuva.

Danos exigem mobilização

Sananduva registrou aproximadamente 66 milímetros de chuva durante a madrugada de quarta-feira e outros 130 milímetros em apenas uma hora, por volta das 8h30. O volume provocou enxurradas e uma série de danos nas áreas urbana e rural.

Os primeiros levantamentos apontaram mais de 60 pontos de interrupção em estradas vicinais, pontes de madeira levadas pela força da água, bueiros danificados, erosões e trechos de estradas deteriorados. Também foram registrados prejuízos em residências, comércios e prédios públicos, além de propriedades rurais temporariamente isoladas.

Diante da dimensão dos estragos, a Prefeitura trabalha na avaliação dos prejuízos e na organização das medidas necessárias para a recuperação da infraestrutura. Também está em elaboração um decreto de calamidade pública, que deverá subsidiar a busca por apoio dos governos estadual e federal.

Retomada das atividades escolares

Nesta quinta-feira (5), as Escolas Municipais de Educação Infantil permaneceram sem aulas para que os trabalhos de limpeza e higienização fossem realizados. As escolas de Ensino Fundamental Santa Teresinha, Eldy Maria Pansera e Gentil Antônio Tonial tiveram atividades normalmente. O transporte escolar permaneceu suspenso durante todo o dia.

A Prefeitura destaca a importância da união entre servidores e comunidade neste momento, com a mobilização de diferentes equipes para recuperar os espaços atingidos e restabelecer os serviços.

A reconstrução de Sananduva segue como prioridade, com atenção à segurança das famílias, à recuperação das estruturas e à retomada da normalidade no município.


Warning: getimagesize(): php_network_getaddresses: getaddrinfo for auonline.com.br failed: Name or service not known in /home/auonlinecom/appSite/classes/News.php on line 217

Warning: getimagesize(https://auonline.com.br/upload/noticias/2026/11/md_28d25d31c4c879c59579eb93d558dd59.jpg): Failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo for auonline.com.br failed: Name or service not known in /home/auonlinecom/appSite/classes/News.php on line 217