Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Santa Catarina

Santa Catarina garante cirurgias oncológicas em até 60 dias para mais de 80% dos pacientes

O objetivo é que se chegue à totalidade, ou seja, os 100%.

Secom GovSC
por  Secom GovSC
10/03/2024 19:25 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A transparência na informação e a qualificação do atendimento à saúde da população são compromissos assumidos pelo Governo do Estado. Uma das primeiras ações estratégicas foi a priorização desses pacientes no Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, atendendo a solicitação do governador Jorginho Mello, com o objetivo de assegurar o início do tratamento em até 60 dias, conforme preconiza a Lei 12.732.

Com este movimento, iniciado em fevereiro de 2023, foi possível ampliar de 48,5% para 80,7% o percentual de pacientes oncológicos que realizam cirurgias dentro dos 60 dias. O objetivo é que se chegue à totalidade, ou seja, os 100%.

“A partir de janeiro de 2023, quando assumimos o Governo do Estado junto com o governador Jorginho, estabelecemos como uma das nossas prioridades separarmos os pacientes com câncer da fila de cirurgias eletivas e realizarmos um acompanhamento direto junto às unidades hospitalares habilitadas para atendimento da linha de cuidado na oncologia”, destacou a secretária Carmen Zanotto.

Agora, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lança o Painel Oncologia SC. Por meio desta plataforma, todos os cidadãos têm acesso à informação sobre o andamento dos procedimentos nos hospitais habilitados para realizar cirurgias oncológicas no estado.

“O novo painel de monitoramento será disponibilizado para o conjunto dos hospitais que atendem os pacientes com câncer, para os secretários municipais de saúde e para a população. Este sistema vai permitir uma maior transparência e, o mais importante, nosso objetivo com a sua disponibilização é chegarmos a 100% de pacientes que tenham a sua cirurgia realizada em até 60 dias, desde que seu quadro clínico permita a realização do procedimento”, complementa a gestora.

Atualmente, 20 hospitais em Santa Catarina estão aptos a realizar cirurgias oncológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Painel Oncologia SC permite acompanhar o número de cirurgias realizadas anualmente em cada unidade de saúde, fornecendo também informações detalhadas sobre o tempo de espera, com dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Essa plataforma é atualizada diariamente.

Recursos do Painel

Monitoramento Eficiente: Os gestores de saúde, a direção dos hospitais e a população poderão acompanhar o andamento das cirurgias, identificando se as unidades de saúde estão cumprindo as legislações referentes aos pacientes oncológicos, principalmente em relação ao prazo de 60 dias.

Filtros Específicos: O painel oferece filtros que possibilitam a pesquisa por tipo de cirurgia, especialidade médica e tempo de espera, permitindo uma visualização detalhada por regiões de saúde.

Perfil do Paciente: Além disso, o sistema fornece informações sobre o perfil dos pacientes, identificando sexo e faixa etária, auxiliando na compreensão das demandas específicas de cada grupo.

No ano de 2023, Santa Catarina realizou 10.992 cirurgias em pacientes oncológicos, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior, também foi lançada a Linha de Cuidado à Atenção Integral ao Paciente Oncológico que estabelece diretrizes e o Protocolo Único de Acesso ao Serviço de Oncologia.

A Linha de Cuidado à Atenção Integral ao Paciente Oncológico é um avanço no sistema de saúde catarinense, buscando proporcionar maior agilidade e eficácia no atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer. Através da sua implementação, a Secretaria de Estado da Saúde visa oferecer um tratamento mais humanizado e qualificado para aqueles que enfrentam a doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE