Cidade
São Joaquim, em SC, terá a "rua mais sinuosa do mundo"
Com recursos de mais de R$ 3 milhões garantidos, obra deve sair do papel em breve
A cidade de São Joaquim, já conhecida pelo turismo na região da Serra catarinense, apresentou nesta semana, um projeto para a construção da “rua mais sinuosa do mundo”. Até o momento, esse título pertence a Lombard Street, no estado americano da Califórnia e está registrada no Guiness Book, o livro dos recordes.
A Lombard Street é um dos pontos de referência mais populares, palco de grandes produções dos filmes de Hollywood. Nela, os visitantes caminham ou dirigem por oito curvas íngremes e fechadas, que fazem jus ao título mundial.
Em São Joaquim, a rua sinuosa será construída em um espaço onde antes era conhecido como belvedere. Os recursos para a realização da obra provêm de uma emenda parlamentar do deputado João Amin, além de recursos próprios do município, que somam mais de R$ 3 milhões em investimentos.
“Durante a descida da rua, as pessoas poderão fazer o uso de uma escadaria para uma caminhada e descida de veículos. Haverá um monumento “eu amo São Joaquim”, um balanço infinito, pergolado, enfim, vai ter áreas de descanso e também uma fonte para fotos. Vamos ter realmente um equipamento turístico para as pessoas passarem e aproveitarem cada vez mais a cidade", destacou o prefeito Giovani Nunes.
A princípio, a obra foi projetada com 9 curvas, mas, posteriormente foi aumentada para 10, duas a mais que a da Califórnia.
Com os recursos já garantidos, o projeto deverá sair do papel em breve, segundo a prefeitura.