Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Saúde de Concórdia investiga primeiro caso suspeito de coronavírus no município

Paciente, um homem, voltou da Itália no dia 22 de fevereiro.

Radio Rural
por  Radio Rural
01/03/2020 20:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado em Concórdia, conforme confirmou na manhã deste domingo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Mara Sampaio. Por medida de precaução, o homem, de cerca de 57 anos, está internado no Hospital São Francisco.

De acordo com as informações apuradas, o homem esteve em Veneza, na Itália, em fevereiro e retornou a Concórdia no último dia 22. Nesta semana, apresentou sintomas como febre e tosse, comuns à gripe normal e ao novo coronavírus. Ele foi até o Pronto Socorro do hospital. Os médicos deicidram interná-lo para colher amostras de sangue e investigar se trata-se do Covid-19.

Conforme Mara Sampaio, além de internado, ele está em isolamento. As amostras de sangue foram encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis. O resultado deve chegar durante a semana, mas não há um prazo. A equipe de saúde não informou mais detalhes sobre o contato desse paciente com mais pessoas, o que faria com este círculo próximo e as cirscuntâncias da viagem na Itália.

Em conversa com a emissora, o secretário da saúde, Geovani Bedin, disse que a população deve ter cautela e não criar pânico. Segundo ele, é possível que se trate apenas uma virose comum, mas a coleta das amostras para o coronavírus é feita seguindo um protocolo.

Casos gerais

Segundo último balanço do Ministério da Saúde, até este sábado, dia 29 de fevereiro, havia 207 casos suspeitos do novo coronavírus e 79 descartados em todo o Brasil. No mundo, segundo a OMS, o número de casos do novo coronavírus subiu para mais de 85,4 mil. A doença já foi registrada em 53 países.

O Brasil registra, no momento, dois casos confirmados. Ambos estão no estado de São Paulo, são de homens que estiveram na Itália e retornaram há poucos dias para o país. Os dois pacientes estão bem. O Ministério da Saúde reitera que não circulação do vírus no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE