Cidade
Saúde masculina: um tabu para vencer
A Empresa Comil Ônibus realizou, neste ano, ações de prevenção, dentre elas palestras com a participação dos profissionais médicos do Centro Hospitalar Santa Mônica de Erechim
A Sociedade Brasileira de Urologia tem realizado todos os anos campanhas de prevenção ao câncer, intituladas Novembro Azul, buscando a conscientização dos homens para a importância do cuidado com seu bem maior: a saúde. Este cuidado ainda é visto com resistência em grande parte do público masculino.
A Empresa Comil Ônibus realizou, neste ano, ações de prevenção, dentre elas palestras com a participação dos profissionais médicos do Centro Hospitalar Santa Mônica de Erechim. Foram realizadas duas palestras que contou com bom público de homens colaboradores da empresa, que ouviram atentamente os assuntos abordados pelos médicos Urologistas Dr. Antônio Todeschini e Dr. Dercio Nonemacher.
Eles chamaram atenção para a prevenção e diagnóstico precoce, bem como a mudança de hábitos, como a alimentação saudável e o combate a vícios como uso de álcool e fumo, além do sedentarismo. É importante conscientizar os homens para buscarem atendimento já nos primeiros sinais ou sintomas, além da importância de adesão adequada ao tratamento, seguindo os esquemas terapêuticos com empenho. "Ainda muitos homens não se adequam a nova rotina e rejeitam os tratamentos", afirmaram os médicos.
O câncer de próstata é o segundo que mais mata depois do câncer de pulmão. “O toque retal e exames de PSA são extremamente importantes para descobrir a doença em seu início e a busca da cura nesta fase”.
A Enfermeira Marcia Balen Matté do Santa Mônica, chamou atenção para a importância do Novembro Azul e ressaltou que é através da informação que iremos combater o preconceito, principalmente por parte dos homens que relutam em não fazer o exame. “A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale', afirmou.