Saúde
Saúde masculina: um tabu para vencer
A convite de empresas e municípios de Erechim e Região, o Dr. Dércio Nonemacher chamou atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata
Mesmo com todas as campanhas de conscientização, os homens ainda têm dificuldades para cuidar da sua saúde. De forma geral, existe uma resistência masculina quanto ao autocuidado. Para tanto a Sociedade Brasileira de Urologia tem realizado todos os anos campanhas de prevenção ao câncer, intitulada novembro Azul, justamente buscando a conscientização dos homens para a importância do cuidado com seu bem maior, a saúde.
Nesse sentido, os médicos Urologistas do Centro Hospitalar Santa Mônica, realizaram várias ações de prevenção através de palestras, a convite de empresas e municípios de Erechim e Região, o Dr. Dércio Nonemacher chamou atenção para a prevenção e diagnóstico precoce, bem como a mudança de hábitos, como a alimentação saudável e o combate a vícios como uso de álcool e fumo e sedentarismo.
Para piorar a situação, os homens geralmente costumam buscar por atendimento médico quando o problema de saúde já está em fase adiantada. Além de terem menor adesão aos tratamentos de maior duração. Isso, porque muitas vezes, os esquemas terapêuticos exigem maior empenho, e modificações dos hábitos de vida para cumprimento do tratamento proposto.
“O toque retal e exames de PSA são extremamente importantes para descobrir a doença em seu início e a busca da cura nesta fase”
Dr. Nonemacher, chamou atenção para a importância do Novembro Azul e Ressaltou que é através da informação que iremos combater o preconceito, principalmente por parte dos homens que relutam em não fazer o exame.
“A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale".