Saúde Mental de Erechim avança com nova etapa do curso “Nós na Rede” da Fiocruz
Construção do Mapa Falante promove reflexão coletiva sobre o território e qualifica o cuidado em saúde mental.
As equipes de Saúde Mental de Erechim participaram, na última quinta-feira (2), de mais uma aula do curso “Nós na Rede”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A atividade teve como foco o reconhecimento do território, etapa essencial para o fortalecimento das ações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Durante o encontro, os participantes desenvolveram uma das ferramentas mais eficazes da educação permanente: o Mapa Falante. A construção colaborativa desse instrumento permitiu uma reflexão profunda sobre os espaços, serviços e vivências do território, ampliando o olhar coletivo sobre as realidades locais e incentivando práticas de cuidado mais integradas e humanizadas.

O secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, ressaltou a relevância da ação.
“Atividades como o Mapa Falante são fundamentais para que nossas equipes compreendam de forma ampla o território em que atuam. Isso resulta em um cuidado mais qualificado, próximo da realidade da comunidade. Investir na educação permanente é investir na saúde mental de todos os erechinenses”, afirmou.
A iniciativa reafirma o papel da educação permanente em saúde como estratégia essencial para o fortalecimento da RAPS, promovendo trocas de saberes, escuta ativa e construção coletiva de práticas mais eficazes no cuidado em saúde mental.
Fotos: SMS PME