Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Saúde mobilizada no feriado de Páscoa para entregar vacinas a municípios

Muitas coordenadorias receberam as vacinas ainda durante a manhã e, até por volta das 16h, todas já estavam com as remessas

Ascom/RS
por  Ascom/RS
02/04/2021 18:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Saúde (SES) realizou nesta Sexta-feira Santa (2/4) uma força-tarefa especial para receber, separar e distribuir, em ritmo acelerado, o maior lote de vacinas contra o coronavírus enviado ao Estado pelo Ministério da Saúde desde o início da pandemia. As 645.150 doses que chegaram à capital no início da manhã foram imediatamente levadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), onde uma equipe já aguardava para separar e embalar os quantitativos das 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) espalhadas pelo Estado.

18 CRS 2ABR21
Prefeitura de Capivari do Sul foi até a 18ª CRS retirar doses - Foto: Divulgação SES

“Nos últimos dias, diversos coordenadores já nos relatavam não ter mais vacinas em estoque em alguns de seus municípios, e a expectativa por essa remessa era muito grande. Todos sabem que a vacinação precisa avançar com celeridade”, disse Ana Costa, diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

6 CRS 2ABR21
Equipe da 6ª CRS faz separação de caixas - Foto: Divulgação SES

Enquanto alguns coordenadores retiraram as remessas diretamente no Ceadi, na capital, ainda durante a manhã, outros carregamentos partiram rumo ao interior, via terrestre ou então a bordo de dois helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. Todas as cargas foram despachadas até o meio-dia, conforme programado. Muitas coordenadorias receberam as vacinas ainda durante a manhã e, até por volta das 16h, todas já estavam com as remessas.

8 CRS 2ABR21 Caçapava
Caçapava do Sul retirou imunizantes na 8ª CRS - Foto: Divulgação SES

“As coordenadorias fizeram verdadeiros mutirões para entregar rapidamente as doses aos seus municípios. Foi fantástico o envolvimento de todos da equipe da saúde neste feriado. Vivemos uma pandemia e a saúde não pode parar, porque faz toda a diferença na vida das pessoas. Foi um dia gratificante, cumprimos nosso dever”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. “Agora que estoques foram reabastecidos, é preciso vacinar, inclusive no sábado e no domingo de Páscoa. Precisamos imunizar as pessoas, o quanto antes.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE