Cidade

Saúde na gestação e infância é destaque de encontro da Secretaria de Saúde

O palestrante, que com maestria conduziu os trabalhos, foi o médico Sérgio Bigolim, médico ginecologista e obstetra, coordenador do curso de medicina da URI Erechim.

Por Ascom Prefeitura de Erechim Publicado em 12/12/2022 08:51 - Atualizado em 03/06/2024 11:32

O Programa de Educação Permanente em Saúde e o Departamento Materno Infantil da Secretaria Municipal de Saúde promoveram na última semana um aperfeiçoamento sobre o cuidado com as gestantes durante o pré-natal.

O palestrante, que com maestria conduziu os trabalhos, foi o médico Sérgio Bigolim, médico ginecologista e obstetra, coordenador do curso de medicina da URI Erechim. Participaram do evento os médicos ginecologistas obstetras, os médicos clínicos e enfermeiras que atuam na Atenção Primária em Saúde e na Estratégia de Saúde da Família.

O principal objetivo do encontro foi estabelecer um alinhamento da assistência em saúde durante a gravidez de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e a realidade local.

Na ocasião a secretária de saúde Éclesan Palhão destacou a preocupação e zelo com a saúde de toda população em seus ciclos de vida, especialmente na gestação e infância, ressaltando a importância da estratificação das gestantes de alto risco e as condutas em relação a isso. Ficou consagrada a importância de momentos de encontro e reflexões que gerem a construção do conhecimento necessário para condutas assertivas na assistência obstétrica.

A coordenadora do Departamento Materno Infantil, enfermeira Andiana Castagnara apresentou o serviço de referência em pré-natal de alto risco municipal e os fluxos de atendimento. E na finalização do evento a médica ginecologista e obstetra Mariana Magalhães falou sobre a construção de protocolos e procedimentos operacionais padrão que estão amparados em protocolos nacionais e normatizam a conduta da equipe de assistência.

Se concretizou nesta oportunidade da importância da parceria entre o ensino e o serviço no aperfeiçoamento e construção de processos que atendam as demandas existentes. E diante disso, se projetam novos momentos para que a equipe de saúde permaneça preparada e qualificada para o desempenho de suas atividades.

Conteúdo relacionado