Saúde
SC começa vacinar trabalhadores da indústria
O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que são 306,5 mil trabalhadores da indústria a serem vacinados.
Santa Catarina começou vacinar contra Covid nesta segunda-feira (5) os trabalhadores do setor da indústria. O público é o último dos chamados grupos prioritários, elencados pelo Ministério da Saúde no início da campanha para receberem as doses antes da imunização por faixa etária abaixo de 60 anos.
O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que haja 306,5 mil trabalhadores da indústria a serem vacinados. Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho, crachá ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de Certificado Nacional de Atividade Econômica (CNAE) e descrição, que confirma o vínculo da companhia com o setor da indústria.
A vacinação dos industriários vai ocorrer em paralelo com os grupos por faixa etária. No momento, segundo o planejamento do Estado, pessoas acima de 40 anos estão recebendo as doses, embora a evolução dependa da quantidade de vacinas disponíveis em cada cidade.
Estado distribui 414 mil doses nesta segunda-feira
Para dar sequência à vacinação por faixa etária e incluir os trabalhadores da indústria, os municípios catarinenses vão contar com um reforço nos estoques de vacina. O Estado recebeu no fim de semana 379 mil vacinas contra Covid-19, de três fabricantes diferentes.
A maior parte dessas vacinas será encaminhada para os municípios nesta segunda-feira (4). Serão enviadas 273.310 unidades, divididas entre 91.260 da Pfizer, que será destinada à primeira dose, e 182.450 da Janssen, essas de dose única. Além disso, o Estado também encaminhará 141 mil doses do imunizante da Astrazeneca para serem utilizadas como segunda dose.
O Estado prevê que as unidades regionais de Vigilância Epidemiológicas (UDVEs) poderão retirar os lotes já a partir das 7h30min. As regiões de São Miguel do Oete, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Mafra e Rio do Sul receberão as cargas pelo avião do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar. Nas outras áreas a entrega será por via terrestre.
– Com essa remessa, os municípios precisam se organizar para continuar com a vacinação por faixa etária e também ampliar para os trabalhadores industriais. Do total de doses, uma cota de 30% deve ser encaminhada para contemplar o novo grupo. O restante, 70%, será destinado para a população em geral por faixa etária – explicou o superintende de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, em material do governo do Estado.
Doses enviadas aos municípios nesta segunda – 414,7 mil
- 91.260 da Pfizer (primeira dose)
- 182.450 da Janssen (dose única)
- 141 mil da Astrazeneca (segunda dose)
* Com informações da assessoria de imprensa da Dive-SC