Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clement Mahoudeau /AFP/CP
Santa Catarina

SC confirma transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus

Isso significa que não é mais possível identificar a origem das infecções registradas no Estado.

NSCTotal
por  NSCTotal
30/12/2021 22:33 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina confirmou a transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus. Isso significa que não é mais possível identificar a origem das infecções registradas no Estado . O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pela Superintendência de Vigilância em Saúde.

Os casos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC) e confirmados por sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ).

Dos 58 casos identificados pelo LACEN, 35 foram confirmados e 23 ainda aguardam sequenciamento pela FIOCRUZ/RJ. Além desses, o Laboratório de Bioinformática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificou mais 3 casos da variante Ômicron via sequenciamento genômico em Joinville (2) e Florianópolis (1).

Considerando que o Estado já tinha confirmado três casos até 27 de dezembro, Santa Catarina confirma o total de 41 casos da variante Ômicron, sendo um residente em Maringá (PR) e 40 em Santa Catarina.

Os municípios com registros são*: Balneário Camboriú (1), Biguaçu (2), Camboriú (1), Florianópolis (29), Jaraguá do Sul (1), Palhoça (2), Santo Amaro da Imperatriz (1), São Francisco do Sul (1) e São José (2).

Em relação aos casos sugestivos identificados pelo Lacen, além dos 23 casos que aguardam sequenciamento pela Fiocruz/RJ, outros 129 casos foram identificados, elevando o número de casos sugestivos da variante Ômicron para 152. Os casos novos serão encaminhados para a Fiocruz para realização de sequenciamento.

O que é a transmissão comunitária?

A confirmação da transmissão comunitária acontece quando a investigação epidemiológica não consegue identificar a origem da infecção. Isso indica que a variante está circulando em Santa Catarina e a transmissão ocorre independentemente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente para locais fora do Estado com transmissão da variante Ômicron.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE