Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

SC contrata projetos para as ferrovias Chapecó a Correia Pinto e a Interportos

Assinatura dos contratos aconteceu nesta segunda-feira, durante encontro dos governadores do Codesul, em Chapecó.

Secom/SC
por  Secom/SC
21/03/2022 19:46 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Carlos Moisés autorizou o lançamento de dois editais de licitação para projetos que criam novas ferrovias em Santa Catarina. Trata-se do Corredor Ferroviário Catarinense, que ligará Chapecó a Correia Pinto e terá 319 quilômetros de extensão, e a nova Ferrovia Interportos, entre Itajaí e Araquari, com 72 quilômetros de comprimento.

Apenas nos projetos, o Governo do Estado deverá investir cerca de R$ 40 milhões. “Esses são projetos para o longo prazo. Precisamos pensar a infraestrutura da Santa Catarina do futuro. O custo do transporte ferroviário é até 20% menor”, destaca o governador Carlos Moisés.

Segundo o planejamento estratégico para o ano de 2035, Santa Catarina contará com 2,1 mil quilômetros de ferrovias em operação, o que inclui a construção de novos ramais, a recuperação de trechos e a manutenção dos traçados já existentes.

Além da questão ferroviária, o governador Carlos Moisés também apresentou o projeto do novo corredor litorâneo. A nova rodovia terá 145 quilômetros de extensão e ligará Joinville a Biguaçu, na Grande Florianópolis, três faixas de rolamento em cada sentido. O investimento para implantação está estimado em R$ 6 bilhões.

Ainda durante o Codesul, os governadores firmaram compromisso para criação de um grupo de trabalho específico para o planejamento de integração rodoviária e ferroviária, estimulando a criação de novos corredores interestaduais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE