Santa Catarina

SC tem risco de temporais, granizo e vento até quinta-feira

Rajadas de vento podem passar de 60 km/h e pancadas de chuva mais intensas deixam Defesa Civil de SC em estado de observação.

Por NSCTotal Publicado em 02/11/2021 21:51 - Atualizado em 03/06/2024 10:50

Um alerta da Defesa Civil de Santa Catarina foi emitido no começo da tarde desta terça-feira (2), feriado de Finados, para a possibilidade de temporais na maioria das regiões do Estado. O risco só é baixo no Litoral Norte e parte do Médio Vale do Itajaí. Nos demais, a situação é de observação.

O comunicado se refere às próximas horas, até meia-noite, mas a previsão aponta cenário semelhante para esta quarta e quinta-feira (04).

Conforme a meteorologia estadual, uma área de baixa pressão entre o Uruguai e Rio Grande do Sul favorece as condições para temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo e pancadas de chuva pontualmente intensas.

O fenômeno deve começar pela região mais próxima ao estado gaúcho e vai subindo em direção a outros pontos do mapa.

Risco de temporais até quinta-feira

A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, informou nesta terça que pode haver temporais localizados também na quarta-feira (3), a partir das 14h até as 6h de quinta-feira. As áreas atingidas seriam o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Os temporais podem vir acompanhados de rajadas de vento acima de 60km/h e queda de granizo do Oeste ao Litoral Sul, estendendo-se para a região da Grande Florianópolis na madrugada de quinta-feira (04). No Litoral Sul, a chuva deve ser mais persistente e com maiores volumes, disse a meteorologista.

Foto: Patrick Rodrigues

Cuidados

Durante as chuvas fortes, a recomendação, a Defesa Civil de SC recomenda que a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia. Se estiver na praia, a orientação é que jamais se fique na água.

Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Em caso de alagamentos, a Defesa Civil orienta que se evite contato com a água acumulada e que não dirija em pontos de alagamento ou em pontilhões e pontes submersas. A atenção em relação às crianças deve ser redobrada.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados