Clima
SC: Três regiões com alerta para tempestades e risco alto para transtornos
Nessas regiões, podem acontecer transtornos associados às tempestades como ventos de 40 a 60 km/h, queda de granizo e chuva intensa.
A primeira semana do ano já começa com previsão de temporais em Santa Catarina. Em três regiões, há alerta para tempestades e risco alto para transtornos entre o final da manhã desta terça-feira (3) e a manhã de quarta-feira (4). São elas, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do Estado.
Isso ocorre por conta da aproximação de uma frente fria combinada ao forte calor – com temperaturas em torno de 35°C – com sensação de abafamento. “Esses são os ingredientes para que haja a formação de uma tempestade”, explica o meteorologista Piter Scheuer.
Nessas regiões, podem acontecer transtornos associados às tempestades como ventos de 40 a 60 km/h, queda de granizo e chuva intensa. No entanto, segundo o especialista, o fenômeno é normal para a estação e não deve ser tão severo.
A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um mapa que mostra a condição do tempo por regiões. O risco para ocorrências associadas aos temporais como, deslizamentos, alagamentos pontuais e enxurradas é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa.
![](https://www.auonline.com.br/uploads/artigos/2023/324026879-715079496799472-4272527984200681151-n-15cf.jpg)
Nas demais regiões, a presença de nuvens intercala com momentos de aberturas de sol. Há chance de pancadas de chuva a qualquer hora dia, por conta da influência da frente fria.
No decorrer da manhã de quinta-feira (5), o tempo começa a melhorar, inicialmente, no Extremo-Oeste e depois nas demais regiões. De acordo com o meteorologista Scheuer, há ainda chance de geada fraca no topo da Serra catarinense.