Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

SC vai testar vacina tríplice viral contra Covid-19 em profissionais de saúde

Para participar, os interessados devem ter entre 18 e 60 anos e trabalhar na área de saúde.

CNN Brasil
por  CNN Brasil
03/08/2020 21:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Estão abertas as inscrições para que profissionais da saúde da Grande Florianópolis possam participar como voluntários da pesquisa para uso da vacina tríplice viral para prevenção e redução dos sintomas da Covid-19. O estudo será realizado no hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para participar, os interessados devem ter entre 18 e 60 anos e trabalhar na área de saúde.

Cada voluntário será testado para Covid-19 antes de iniciar o estudo. Ao todo, o projeto analisará 300 voluntários: 150 receberão, de fato, as doses da vacina e outra metade será tratada com placebo. A pesquisa será iniciada assim que for atingido total de voluntários.

A vacina MMR, conhecida como tríplice viral, previne contra sarampo, caxumba e rubéola. A imunização já faz parte do calendário vacinal no país e não tem contraindicação.

Divulgação/MS

Estudos preliminares apontam que a vacina ativa o sistema imunológico, podendo proteger até contra a Covid-19 e reduzir o impacto do vírus no organismo. É isso que o professor Edison Fedrizzi, coordenador da pesqusa, quer confirmar com a pesquisa em profissionais da saúde, que são mais expostos ao contágio.

A pesquisa envolvendo a vacina MMR é um dos cinco projetos aprovados no edital 6/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que destinou R$ 1 milhão em recursos em dois editais, um para estudos e outro para desenvolvimento de produtos com ação de curto prazo no combate à pandemia e seus efeitos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE