Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Seapdr e Mapa intensificam medidas de prevenção à gripe aviária em território nacional

No RS, o Programa Estadual de Sanidade Avícola, recomendou aos avicultores que tomem providências quanto ao estado geral da estrutura física de suas granjas como forma de prevenção

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
16/12/2022 14:31 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil era livre da gripe aviária até serem identificados, recentemente, alguns casos em aves não comerciais em países da América do Sul, o que fez com que as medidas preventivas fossem intensificadas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as secretarias estaduais de Agricultura, como a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), são os responsáveis pela adoção dessas precauções no território nacional.

No Rio Grande do Sul, o Programa Estadual de Sanidade Avícola, recomendou aos avicultores que tomem providências quanto ao estado geral da estrutura física de suas granjas como forma de prevenção:

- Telas dos galpões e passarinheiras íntegras para que evitem a entrada de pássaros;

- Corrigir falhas de vedação nos galpões;

- Remoção de ninhos de pássaros nos telhados e de entulhos no entorno dos galpões que possam servir de abrigo para roedores;

- Veículos devem ser desinfetados antes da entrada e na saída das granjas;

- Controle rigoroso do trânsito de veículos e pessoas. Não permitir a entrada de pessoas que não fazem parte do processo de produção;

- Manter registro de entrada de pessoas e veículos;

- Utilização de roupas e calçados exclusivos dentro dos aviários;

- Pessoas que trabalham nas granjas devem evitar ao máximo o contato com outras aves;

- Controle permanente de roedores;

- Proteger fontes de água e caixas d’água.

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa, afligindo aves domésticas, silvestres e o homem. Entre os sintomas da enfermidade estão a dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade de aves.

A instrução em caso de suspeitas é que os produtores entrem em contato com imediato com a inspetoria ou escritório de defesa agropecuária do seu município, ou notifique através do WhatsApp (51) 98445-2033 ou e-mail notifica@agricultura.rs.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE