Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Secretaria da Saúde distribui mais de 442 mil doses de vacinas aos municípios gaúchos

Imunizantes serão usados na aplicação de reforço dos idosos, primeira dose dos adolescentes e segunda dose da população acima de 18 anos.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
27/09/2021 16:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os municípios do Rio Grande do Sul receberam nesta segunda-feira mais de 442 mil doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca destinadas à vacinação de reforço dos idosos, primeira dose dos adolescentes e segunda dose da população acima de 18 anos foram entregues pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) - 369.667 de Pfizer e 72.625 da Fiocruz.

REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

As vacinas chegaram ao Estado na sexta-feira e no sábado. Os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca foram distribuídos às coordenadorias regionais via terrestre. As vacinas foram entregues a partir das 10h na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre.

Desde cedo, a movimentação de vans de Porto Alegre, no caso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e das prefeituras do interior do Estado foi tranquila na frente da sede da Ceadi na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre. Viaturas da Brigada Militar realizaram a segurança no local.
Já os servidores municipais da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Porto Alegre, receberam a nova remessa das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. Os imunizantes da Pfizer para a primeira dose e para a segunda somaram 52.962. Já o da AstraZeneca, 5.800 imunizantes, que serão utilizados para a segunda dose.

As vacinas foram colocadas na sala de imunização da DVS na avenida Padre Cacique, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Em uma ação rápida, os funcionários receberam as vacinas e trataram de realizar o armazenamento. Os imunizantes foram retirados na sede da Ceadi, na avenida Ipiranga, e transportado de van para a sede da diretoria.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), ao todo foram distribuídas 442.292 doses (369.667 de Pfizer e 72.625 da AstraZeneca) aos municípios gaúchos. Um total de 112.379 doses de Pfizer foram destinadas para atender as doses de reforço dos idosos acima de 70 anos (contemplando todos que fizeram a segunda dose ou dose única até o dia 9 de março - fechando os seis meses recomendados para a dose extra.

Já 56 mil doses de Pfizer serão utilizadas para avançar na vacinação dos adolescentes da faixa etária de 16 anos - idade pode variar para menos conforme disponibilidade nos municípios. Conforme a SES, 201.288 doses de Pfizer serão utilizadas para segundas doses de quem está fechando nos próximos dias oito semanas da primeira aplicação e 72.625 doses de AstraZeneca serão destinadas para segunda dose de quem fez a primeira de 10 a 12 semanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE