Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Secretaria da Saúde do RS orienta que hospitais suspendam cirurgias eletivas até 31 de março

Orientação é válida para hospitais de todo o Estado.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
22/02/2021 13:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O aumento no número de internações pelo coronavírus fez com que a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Operação de Emergência Covid-19, publicasse um comunicado orientando que os hospitais de todo o Estado suspendam as cirurgias eletivas não emergenciais até 31 de março. Até lá, a recomendação é que a força de trabalho da equipe técnica, a área física e os equipamentos hospitalares sejam disponibilizados na integralidade para atendimentos a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Segundo a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Wasem Fagundes, neste momento é preciso concentrar os esforços nos atendimentos aos pacientes Covid-19, tendo em vista o crescimento acelerado no número de internações. “Porém, mantendo a coerência e o cuidado às outras doenças que também comprometem a saúde da nossa população”, salientou.

Foto: Divulgação / Governo RS

Dados desta segunda-feira (22) de manhã indicam uma lotação de 85% dos leitos de UTI Adulto no Estado, com 1.089 pacientes confirmados no setor e outros 217 com a suspeita ou outro agravo respiratório, além de 985 por outras causas. Outras 2,6 mil pessoas seguem internadas por Covid-19 (confirmada ou suspeita) ou outros problemas respiratórios fora de UTI.

Entende-se por cirurgia eletiva todos os procedimentos possíveis de postergação de agendamento e que não tenham forte possibilidade de causar agravamento da enfermidade a curto prazo em termos de risco de vida e perda de função ou órgãos, que tenham possibilidade de agendamento prévio e que não constituem urgência ou emergência ou que não sejam decorrentes de atendimento a pacientes pós Covid-19. A medida fica sujeita a alteração, podendo as cirurgias eletivas serem retomadas a qualquer momento, a partir da reavaliação dos casos suspeitos e confirmados pelo coronavírus.

São considerados inadiáveis os seguintes procedimentos:

– Atendimentos às gestantes bem como aos recém-nascidos e puérperas

– Acompanhamentos pós-cirúrgicos para todos os tipos de cirurgias já realizadas (mesmo as eletivas)

– Atendimentos na especialidade de oncologia, cardiologia e neurologia contemplando toda a linha de cuidado (da 1ª consulta até a alta do paciente)

– Atendimentos pediátricos

– Atendimentos de trauma

Quer receber as notícias do AU pelo whatsapp? Clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE