Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde recebe prefeitos para debater situação dos hospitais de pequeno porte
Na reunião, foi acertado que SES fará um diagnóstico da situação de cada hospital.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, recebeu, na manhã desta terça-feira (8/11), uma representação da Associação das Federações dos Municípios do RS (Famurs) formada por prefeitos de cidades gaúchas que têm hospitais de pequeno porte. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) fará um diagnóstico da situação de cada hospital, além de alinhar orientações técnicas. O diagnóstico deve ser realizado até a próxima reunião do grupo, marcada para o dia 22 de novembro.
Na avaliação dos prefeitos, há serviços e atendimentos que poderiam ser realizados pelos hospitais de pequeno porte em cidades menores, evitando o deslocamento de pacientes para municípios maiores. “Precisamos avaliar a estrutura de equipamentos e de recursos humanos para realizar um estudo de potencial de cada um dos hospitais”, disse a secretária Arita.
Estiveram presentes na reunião os prefeitos Valdir José Zasso (Alpestre), Amauri Pires da Silva (Caibaté), Eder Luís Both (Chiapetta), Leandro Márcio Puton (Gaurama) e Carlos Alberto Bordin (Jacutinga).