Cidade
Secretaria de Assistência Social promove "Varal Solidário"
Na ação do ‘Varal Solidário’, a Central de Doações disponibiliza roupas, calçados e cobertores à pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Secretaria de Assistência Social está realizando ações para minimizar os agravos causados pela pandemia, buscando efetivar o acesso da comunidade aos serviços ofertados pela secretaria e pelos Centros de Referência do município.
Na ação do ‘Varal Solidário’, a Central de Doações disponibiliza roupas, calçados e cobertores à pessoas em situação de vulnerabilidade. A 1ª Edição foi realizada no fim do mês de maio no distrito de Capo-Erê, destinada ao público usuário da política de assistência social.
A 2ª Edição desta ação, está agendada para o próximo sábado (19), e será realizada nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) I, no bairro Progresso com início às nove horas da manhã até às duas da tarde.
A 3ª Edição do ‘Varal Solidário’ será no sábado (26), no CRAS III, no bairro Presidente Vargas, das nove da manhã às duas da tarde.
A 4ª Edição será no sábado (03/07), ainda com local a ser definido, mas deverá contemplar os usuários do CRAS II, do bairro Linho, com os mesmos horários, das 9h às 14h.
Além disso, a ação do ‘Varal Solidário’ conta com um mutirão, com outras ações como a participação dos técnicos de referência de vários setores da Secretaria de Assistência Social, atualização cadastral com técnicos do CadÚnico, encaminhamento e orientações dos técnicos da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), para elaboração da carteira de trabalho, encaminhamento e agendamento para emissão da Carteira de Identidade, encaminhamento e orientações para elaboração do Título Eleitoral e encaminhamentos e orientações de todos que se mostrarem interessados em adentrar no mercado de trabalho formal – com vagas disponíveis para o público atendido pelos CRAS.
“Queremos dar cara e voz a todos os cidadãos, principalmente àqueles que por inúmeras razões não conseguem acessar e garantir seus direitos, visto que, são muitas as mudanças, os serviços vão se tornando digitais, e muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades com estes meios”, explica a secretária Clarice Moraes.