Educação

Secretaria de Educação de Erechim incentiva atividades de leitura nas escolas

Essas práticas desempenham papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 13/12/2023 16:17 - Atualizado em 03/06/2024 13:55

O estímulo à leitura e às atividades de contação de histórias nas escolas representa um pilar essencial na formação integral das crianças. Essas práticas desempenham papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Ao estimular o hábito da leitura desde pequenos, as Escolas Municipais proporcionam às crianças uma via de acesso a universos diversos, ampliando não apenas o seu vocabulário, mas também a capacidade de expressão, a riqueza linguística adquirida por meio da leitura, fortalecendo as habilidades comunicativas, a imaginação e a criatividade.

A contação de histórias, por sua vez, vai além do simples ato de narrar, ela transporta os ouvintes para cenários imaginários, instigando a visualização mental e promovendo o desenvolvimento da capacidade criativa. Essa prática contribui para a formação de mentes flexíveis, aptas a entrarem desafios com inovação e perspicácia.

BookTruck – Cultura pra Todo Lado

Sabendo da importância e significado disso, a Secretaria Municipal de Educação, através do Setor Pedagógico e sob a Coordenação da Chefe da Divisão do Ensino Fundamental, Luciana de Oliveira, estabeleceu uma parceria com a VR Projetos, que através do patrocínio realizado por empresas, desenvolve o Projeto Cultural BookTruck – Cultura pra Todo Lado, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura sob o número de Pronac 222088. 

O projeto tem como objetivo promover a leitura e diferentes manifestações culturais de forma itinerante. Isto se dá através da customização de um furgão que tem seu interior transformado em uma biblioteca que disponibiliza um acervo com mais de 500 títulos para todas as idades, materiais lúdicos e recursos digitais para audiobooks, livros em braile e rampas de acesso. Além de tudo isso, diariamente são realizadas atividades culturais como contação de histórias com teatro de bonecos para interagir com os espectadores, música e outras atrações de artistas locais contratados pelo projeto.

Nas Escolas Municipais foram ofertados cinco dias de visitação (04 a 08/12), com contação de histórias. O projeto doou também seis minibibliotecas, cada uma contendo 80 livros de literatura infantil, juvenil, adulta e títulos em braille. A entrega das minibibliotecas foi realizada nesta quarta-feira (13), pela secretária de Educação, Verenice Lipsch. 

“O incentivo à leitura e às atividades de contação de histórias nas Escolas não se limita ao universo literário. Trata-se de uma estratégia pedagógica fundamental que molda não apenas crianças e estudantes competentes, mas sobretudo seres humanos críticos, imaginativos e compassivos, preparados para enfrentarem os desafios do mundo com sabedoria e sensibilidade”, destaca a secretária Verenice.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados