Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Secretaria de Meio Ambiente de Erechim destaca a importância da separação do lixo

Quanto melhor e mais organizada for a separação feita pela população mais fluente será o serviço de triagem posterior.

Ascom
por  Ascom
25/05/2021 14:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alerta a população com relação a separação do lixo, já que o mesmo tem chegado ao destino sem a triagem adequada. 

"O engajamento da população na melhora do processo de separação do lixo é fundamental para a alteração de hábito, já que o cidadão consciente é peça chave nessa questão", declarou o secretário da pasta, Cristiano Moreira.

Ainda, segundo ele, é relevante que as pessoas estejam cientes de que a separação de dejetos em seco e orgânico faz com que o processo seja mais simples. Enfatiza-se que os materiais recolhidos como lixo seco são destinados para as cinco associações de reciclagem conveniadas ao município, que ficam responsáveis pela triagem do material.

Conforme explica Cristiano Moreira, o lixo recebido pelos recicladores por vezes passa pela triagem após 48 horas, e acaba por apresentar circunstâncias constrangedoras aos trabalhadores, como por exemplo o mau odor. Dessa forma entende-se que quanto melhor e mais organizada for a separação feita pela população mais fluente será o serviço de triagem posterior.

“A coleta seletiva é vista como uma alternativa viável para a diminuição do lixo, bem como para o reaproveitamento de materiais específicos para reciclagem, contribuindo para os processos de preservação ambiental. Para que esse processo ocorra da melhor maneira possível, é necessária a adesão e colaboração da população”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.

Confira abaixo alguns materiais em suas respectivas categorias

Lixo orgânico: Restos de comida, papel higiênico, fralda, papéis no geral que estejam sujos, esponja, porcelana, cerâmica, papel carbono, fotografia, espelho, fita adesiva, entre outros.

Lixo seco: Papel, vidro, plástico, lata, alumínio, arame, pvc, garrafa pet, embalagens de produtos de limpeza e isopor, entre outros.

Para outras informações deve-se entrar em contato com a Secretária Municipal de Meio Ambiente pelo fone 3520-7007.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE