ARATIBA
Secretária de Saúde de Aratiba anuncia vacinação contra a gripe e aumento dos casos de dengue
Graziela Brandão confirma início da vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira (7) e se mostra preocupada com o crescimento dos casos de dengue em Aratiba. Veja a entrevista:
A secretária de Saúde de Aratiba, Graziela Brandão confirma o início da vacinação contra a gripe para a próxima segunda-feira(7). A campanha será desenvolvida nos moldes de anos anteriores no município e com as mudanças de publico alvo inicial, conforme a nova estratégia do Ministério da Saúde.
Mudanças na estratégia da vacinação contra a gripe
A vacinação contra a gripe em 2025 traz uma novidade: o imunizante foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas 60+, e será ofertado ao longo de todo o ano para esses públicos. Anteriormente, a campanha acontecia em período específico – entre março e maio, época que precede o inverno e quando acontece maior circulação do vírus influenza.
O objetivo da nova estratégia é ampliar a proteção contra a doença e garantir um acesso mais abrangente e eficaz à vacina.
Além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por:
– Trabalhadores da saúde;
– Puérperas;
– Professores dos ensinos básico e superior;
– Povos indígenas;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A secretária Graziela Brandão também falou sobre o amento dos casos de dengue. Ela diz que neste momento existe uma grande mobilização na cidade para combater o mosquito que é o transmissor da doença. "Os casos estão crescendo muito", diz Graziela.
Assista: