Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Secretaria de Saúde de Erebango destaca alerta de prevenção à covid-19

O município de Erebango contabiliza um número expressivo de casos ativos para o Coronavírus

Izabel Seehaber/ Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/ Ascom Prefeitura de Erebango
16/02/2022 13:41 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Erebango contabiliza um número expressivo de casos ativos para o Coronavírus, considerando a população residente, que segundo o IBGE é de 2.970 pessoas.

Até a mais recente atualização na noite de ontem (15), 30 munícipes estão com o vírus em período de transmissão e dois estão hospitalizados. Desse modo, 41 erebanguenses estão no chamado ‘isolamento preventivo’, e todos apresentam sintomas.

O cenário é preocupante e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reitera o pedido de colaboração a todos, na luta contra a pandemia. “É imprescindível que a população mantenha os cuidados e protocolos já anunciados e, assim que possível, faça a vacina. Caso percebam algum sintoma suspeito, procure a Unidade Básica de Saúde onde será feita a avaliação médica e, conforme orientação, o encaminhamento para a testagem”, destaca a secretária Claura Araldi, citando que foi recebido um novo quantitativo de testes rápidos para contribuir na agilidade no diagnóstico.

Nas escolas

Outro alerta, enfatiza a responsável pela pasta da Saúde em Erebango, diz respeito aos estudantes. “Pedimos aos pais e responsáveis para que, nas situações em que a criança ou adolescente apresenta tosse, febre, coriza, dor de cabeça ou outros sinais importantes, que ela não seja encaminhada à escola e procure o atendimento na UBS. São medidas que podem evitar a exposição e a possível contaminação de um número maior de pessoas”, relata.

Vacina à disposição

Claura salienta, ainda, a importância da adesão à vacina. Segundo a secretária, muitos são os reflexos positivos a partir da imunização, inclusive das crianças. “As famílias podem ficar tranquilas e seguras, pois não foram registradas reações a partir da aplicação da dose pediátrica no município. Um exemplo é a população indígena, onde 67 crianças de cinco a 11 anos foram vacinadas e tudo ocorreu de maneira tranquila”, menciona.

Vale lembrar que a Sala de Vacinas do município está exclusivamente dedicada às crianças nas sextas-feiras.

A equipe de imunização observa, também, que há doses de reforço à disposição da comunidade. “A terceira dose se torna ainda mais necessária em razão da variante Ômicron. Por isso, solicitamos a todos que estão em atraso, que contatem com os profissionais e realizem o agendamento para fazer a aplicação”, acrescenta a secretária.

Terceira Idade

Devido ao aumento no número de casos positivos para a covid-19, a Secretaria de Assistência Social informa que o retorno das atividades dos grupos da Terceira Idade foi adiado. “Assim que houver uma melhora no quadro da pandemia em âmbito local e regional, faremos contato. Agradecemos a compreensão dos participantes, tendo em vista a precaução e o foco da saúde e bem-estar”, esclarece Claura.

Saiba mais

Ao todo, desde o início da pandemia, 537 pessoas testaram positivo para a covid-19 e, até o momento, 501 são consideradas recuperadas. O município também registrou seis vítimas em razão de complicações causadas pela doença.

Em relação ao suporte nos diagnósticos, já foram aplicados 1.910 testes.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE