Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Secretaria de Saúde de Erechim acompanha serviço de acupuntura para pacientes com fibromialgia

Este serviço, implementado desde outubro de 2023, integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
15/02/2024 10:56 – atualizado há 8 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

A equipe da Secretaria de Saúde de Erechim, acompanhou na última semana, o novo serviço de acupuntura para pacientes com fibromialgia. Este serviço, implementado desde outubro de 2023, integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), visando proporcionar alívio e bem-estar aos pacientes com diagnóstico de fibromialgia que enfrentam dores crônicas.

A fibromialgia é uma condição debilitante caracterizada por dor crônica, sensibilidade nos músculos, tendões e ligamentos, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A acupuntura, uma terapia milenar regulamentada com ampla aceitação por seus benefícios no alívio da dor e tratamento de diversas condições, agora está disponível no Sistema Único de Saúde de Erechim de forma gratuita como uma alternativa eficaz para aqueles que buscam manejar os sintomas desta síndrome dolorosa.

Divulgação

Leonilde Consorte, uma das primeiras pacientes a aderir ao tratamento de acupuntura, compartilhou sua experiência transformadora.

“Iniciei o tratamento há alguns meses, e estou impressionada com os resultados. No início, achei que não funcionaria, mas agora vejo a diferença. Antes, eu vivia com muita dor, mas com o tratamento, a acupuntura mudou minha vida”, disse.

Atualmente, aproximadamente 42 pacientes estão se beneficiando desse tratamento. A secretária de Saúde, Éclesan Palhão, ressaltou a importância desse serviço e seu impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes.

“A acupuntura que hoje é realizada pela enfermeira Sonia Ferreira é algo novo na saúde pública de nossa cidade. Estamos ouvindo os pacientes, para compreendermos suas experiências e buscar maneiras de aprimorar ainda mais o atendimento. Reconhecemos o sofrimento enfrentado pelos pacientes de fibromialgia, e nosso objetivo é proporcionar cada vez mais qualidade de vida a eles. A ideia surgiu quando a secretaria contratou reumatologista e avaliando o serviço percebeu-se essa demanda. Verificamos a aceitação e depoimentos positivos reforçando a importância de continuar investindo em abordagens integrativas para enfrentar os desafios de saúde”, frisa a secretária.

A paciente Salete Maria Kovaleski também se mostrou satisfeita com o serviço ofertado. “Eu já havia pesquisado os benefícios da acupuntura mas devido ao custo elevado não consegui fazer e agora tenho acesso ao tratamento de forma gratuita”, relata.

Para ter acesso ao tratamento de acupuntura os pacientes devem ter a carteira de fibromialgia.

Carteira de Fibromialgia

O Poder Executivo, através do Decreto Nº 4.825 regulamentou a Lei Nº 6.614 instituindo o atendimento preferencial de pacientes portadores de fibromialgia. Esse atendimento se dá em estabelecimentos comerciais, de serviço e similares mediante apresentação de carteira específica, que pode ser obtida na Secretaria de Saúde. Para obter a carteira é necessário apresentar, na Secretaria de Saúde, os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cartão SUS válido;
  • Laudo Médico assinado por Reumatologista, com CID 10 especificado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE