Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Secretaria de Saúde de Erechim disponibiliza acupuntura para pacientes com fibromialgia

A fibromialgia é uma condição caracterizada por dor crônica e sensibilidade nos músculos, tendões e ligamentos, afetando milhões de pessoas em todo o mundo

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
24/10/2023 15:17 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Erechim anuncia uma importante novidade para pacientes que sofrem de fibromialgia: a inclusão da acupuntura como parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A fibromialgia é uma condição caracterizada por dor crônica e sensibilidade nos músculos, tendões e ligamentos, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A acupuntura, uma terapia milenar que tem demonstrado eficácia no alívio da dor e no tratamento de diversas condições, agora está disponível para aqueles que buscam alternativas no manejo dessa síndrome dolorosa.

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dor generalizada, fadiga, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas, afetando a qualidade de vida dos pacientes. A introdução da acupuntura como opção terapêutica é um passo significativo para melhorar o bem-estar e o conforto dessas pessoas.

Para ter acesso a esse tratamento, os pacientes com diagnóstico de fibromialgia devem possuir a Carteirinha de Fibromialgia. Caso não a tenham, é possível solicitar a emissão da mesma na Secretaria de Saúde de Erechim. Com a carteirinha em mãos, o próximo passo é agendar as sessões de acupuntura no Centro de Fonoaudiologia e Fisioterapia do município (antigo Cerest).

A secretária de Saúde de Erechim, Éclesan Palhão, destaca a importância dessa iniciativa: “Estamos comprometidos em oferecer opções de tratamento eficazes e acessíveis para os pacientes com fibromialgia. A acupuntura é uma prática comprovada que pode contribuir significativamente para o alívio dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Estamos felizes em poder disponibilizar essa terapia em nosso município”, comenta a secretária.

A inclusão da acupuntura como tratamento para fibromialgia reforça o compromisso da Secretaria de Saúde de Erechim em proporcionar cuidados abrangentes e multidisciplinares para a comunidade. Pacientes com fibromialgia agora têm uma nova opção terapêutica à sua disposição, que pode complementar os tratamentos tradicionais e melhorar sua qualidade de vida.

Carteira de Fibromialgia

O Poder Executivo, através do Decreto Nº 4.825 regulamentou a Lei Nº 6.614 instituindo o atendimento preferencial de pacientes portadores de fibromialgia. Esse atendimento se dá em estabelecimentos comerciais, de serviço e similares mediante apresentação de carteira específica, que pode ser obtida na Secretaria de Saúde. Para obter a carteira é necessário apresentar, na Secretaria de Saúde, os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cartão SUS válido;
  • Laudo Médico assinado por Reumatologista, com CID 10 especificado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE