Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Secretaria de Saúde do RS confirma dois primeiros casos suspeitos da variante Delta do coronavírus

As amostras serão encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise mais aprofundada.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
12/07/2021 15:53 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta segunda-feira, a existência de dois casos suspeitos da variante delta, mais conhecida como indiana, em território gaúcho.

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), as amostras já passaram por testes no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), onde foi apontado, em caráter preliminar, a probabilidade delas se caracterizarem como variantes de preocupação (VOC) definidas pelo Organização Mundial de Saúde.

Lacen/RS

Com isso, segundo a SES, as amostras serão encaminhadas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise mais aprofundada. Na Fiocruz, as amostragens passarão por um sequenciamento genômico, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem.

Ainda de acordo com a pasta, os casos em análise são de um morador de Gramado, Serra, e outro de Santana do Livramento, na Fronteira com o Uruguai. Além de casos suspeitos da variante delta, também estão sendo investigados possíveis três casos da variante Alfa, popularmente conhecida como do Reino Unido.

Por conta disso, a SES informou que nos últimos dias, as vigilâncias municipais adotaram medidas sanitárias para buscar a identificação das pessoas e fazer o rastreamento de contatos dos casos, além do isolamento e coleta de amostras para exames RT-PCR.

No Rio Grande do Sul, assim como no restante do país, a linhagem predominante em mais de 99% dos casos analisados é a Gama, também conhecida como P.1 ou variante de Manaus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE