Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Secretaria de Saúde leva projeto Samuzinho para as escolas de Erechim

A atividade é desenvolvida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Rede de Urgência e Emergência do município.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
04/10/2022 10:22 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, leva até às escolas de Erechim o projeto “Samuzinho”. A atividade é desenvolvida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Rede de Urgência e Emergência do município.

Conforme explica a secretária de Saúde, Eclesan palhão, o “Samuzinho” é voltado a crianças e jovens das escolas públicas municipais de Erechim. “O objetivo do projeto é ensinar, de uma forma lúdica, noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos e em ambiente escolar”, disse a titular da pasta de Saúde.

A equipe responsável pelo treinamento nas escolas é a equipe da Rede de Urgência e Emergência do município as ações já ocorreram até o momento em duas escolas, com a participação de 150 alunos da Escola Paiol Grande e cerca de 100 estudantes na Escola Dom Pedro.

O objetivo do projeto é informar sobre prevenção de acidentes. As crianças e jovens são informadas também sobre os perigos de mexer em uma tomada elétrica e no fogo, assim como outras ações que podem ser evitadas e gerar mais segurança em casa, nas ruas e no ambiente escolar.

Desenvolvido com o apoio da Secretaria de Educação, o projeto tem cronograma periódico e pretende percorrer todas as escolas municipais de Erechim. “Dessa forma, também é possível despertar nessas crianças o desejo de serem futuros profissionais de saúde”, afirma a secretária de Saúde.

Segundo a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Elaine Strassburg, a melhor ferramenta para um futuro melhor é ensinar as crianças sobre assuntos que podem salvar vidas. “Esses pequenos estão tendo um aprendizado importante para o futuro, sabemos que as crianças levam esse ensinamento além da escola para seus familiares, o que também é decisivo para a escolha de uma profissão lá na frente”, destaca a coordenadora.

A secretária de Saúde ainda destaca que os estudantes também aprendem sobre o uso apropriado do telefone 192, porque e quando chamar o Samu, prevenção de acidentes e os perigos dos trotes ao Samu. “Os estudantes aprendem a desmistificar ideias errôneas comumente associadas a impulsos na busca do auxílio à saúde. O Projeto Samuzinho oferece instruções relevantes de uma maneira mais descontraída. São informações muito importantes, essenciais para o dia a dia, e as crianças e jovens conseguem absorver esses ensinamentos de maneira extremamente lúdica e didática”, finaliza Eclesan Palhão que deu o início as atividades na instituição de ensino do Bairro Progresso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE