Rio Grande do Sul
Secretário de Desenvolvimento Rural visita a região e diz que vai anunciar programa para combater a estiagem
Ronaldo Santini, visitou a cidade de Barra do Rio Azul, acompanhado do vice-governador, Gabriel Souza, nesta quinta-feira, dia 16
Por Leandro Zanotto / AU Online
Publicado em 17/03/2023 16:25 - Atualizado em 31/07/2024 09:20
O Secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, visitou nesta quinta-feira, dia 16 a cidade de Barra do Rio Azul, acompanhado do vice-governador, Gabriel Souza. Ele conversou com prefeitos da região e avaliou a situação da estiagem no Alto Uruguai Gaúcho.
Em entrevista ao AU, Santini, disse que na próxima semana o governo do Estado deve apresentar o programa Supera Estiagem.
“Nosso maior desafio sem dúvida nenhuma neste momento é a crise hídrica, precisamos entrar com um programa de Estado em parceria com os municípios para que nunca mais o Rio Grande do Sul passe por essa falta de água que traz inúmeros prejuízos”, destacou.
Segundo o secretário o investimento principal do novo programa será para a compra de sistemas, com objetivo de garantir o armazenamento de água.
“Precisamos criar um sistema que armazene entre dois a três milhões de litros de água, se não nem podemos falar em irrigação. Esse programa também terá uma série de ações, como a recuperação de nascentes, melhoramento de solos e grandes barramentos, para mudar essa realidade”, ressaltou.
Ao AU Online o secretário também destacou o crescimento da região com as obras de pavimentação e investimentos do governo estadual.
“Desde de quando atuei na gestão passada como Secretário de Turismo, já tínhamos investimentos aqui, agora ampliamos ainda mais, para atender principalmente as famílias do campo, com maquinas, tratores entre outros. Vejo que essa região tem um grande potencial para se tornar uma nova rota turística, devido suas belezas e o carinho de seu povo. Além disso, prefeitos como Marcelo Arruda (Barra do Rio Azul), tem trabalho para desenvolver setores importantes como da avicultura, gerando mais empregos e rendas paras comunidade locais”, comentou.