Cidade
Segunda etapa de diagnósticos do PSA é entregue à Secretaria de Meio Ambiente
PSA conta com 63 proprietários inscritos e 95 propriedades em todo município.
Dando continuidade ao Programa Municipal de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a Diretoria do PSA, juntamente com o secretário e adjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Cristiano Moreira e Carla Orso, receberam nesta semana a segunda etapa com 27 diagnósticos de propriedades rurais dos agricultores que aderiram ao programa.
Com início no mês de junho de 2022, o Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), tem como objetivo a conservação da água e do solo em propriedades rurais por meio da redução da erosão, do assoreamento dos mananciais e do incremento da vegetação em beiras de rios e nascentes, com foco no reconhecimento e pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao programa.
Vale destacar que atualmente o PSA conta com 63 proprietários inscritos e 95 propriedades em todo município. Estrategicamente conduzido pela diretora do PSA, bióloga Ariane Pasuch, importante ressaltar que esses diagnósticos recebidos se referem a segunda etapa e dão seguimento ao encontro realizado com os agricultores no Distrito de Jaguaretê, ocorrido em junho deste ano. “O Programa de Recuperação Hídrica e Pagamentos por Serviços Ambientais é uma importante ferramenta nessa jornada, incentivando práticas responsáveis e contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável”, declara a diretora.
Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, o programa contempla as propriedades localizadas até os limites municipais de Erechim, que componham as Bacias Hidrográficas dos Rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado, ampliando a possibilidade de captação de água no reservatório de abastecimento local, bem como promover o melhoramento das condições ambientais em todas as Áreas de Preservação Permanente de Erechim.
“Após a realização dos diagnósticos nas propriedades aderidas pertencentes a região da bacia de captação de água para Erechim, iniciamos mais uma etapa, para além de comemorarmos juntos a grande adesão a este programa, impulsionarmos ainda mais a divulgação e demonstrarmos assim que este programa traz de fato benefícios aos agricultores e toda a comunidade erechinense”, disse Cristiano Moreira.
O PSA, é um dos projetos que compõe o Investe + Erechim e tem foco no reconhecimento do papel do agricultor na preservação e conservação ambiental, desta forma o faz inclusive com pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao Programa. Para mais informações e materiais do PSA basta acessar a aba da Secretaria de Meio Ambiente no site pmerechim.rs.gov.br