Segunda quinzena de setembro no RS deve ter chuva intensa e risco de temporais, alerta MetSul
Instabilidade intensa deve marcar a segunda metade de setembro no Rio Grande do Sul, com previsão de chuva acima da média, temporais, granizo e risco de cheias em diversas regiões do estado.
A segunda metade de setembro começou com características típicas do inverno no Rio Grande do Sul, como chuva frequente e temperaturas mais baixas, segundo previsão da MetSul Meteorologia. Embora a primavera comece oficialmente nesta semana, é comum que os primeiros dias da nova estação ainda apresentem traços do clima invernal — com o frio se tornando gradualmente menos frequente.

De acordo com a MetSul, a expectativa é de volumes de chuva acima a muito acima da média histórica em várias regiões do estado, principalmente entre os dias 21 e 22, quando está previsto um episódio de instabilidade intensa. Os acumulados de precipitação podem chegar a 100 mm a 200 mm em apenas 15 dias, com possibilidade de marcas ainda mais elevadas em pontos isolados, o que aumenta o risco de cheias em rios e alagamentos urbanos.
A causa do fenômeno será uma baixa pressão atmosférica muito profunda, associada à atuação de uma frente fria, que trará dias seguidos de chuva, por vezes forte a intensa. Também há previsão de raios, queda de granizo e vendavais isolados, principalmente nas regiões mais afetadas pelo sistema.
Na primeira quinzena de setembro, o padrão de chuvas foi irregular no estado: enquanto o Oeste e a faixa central registraram precipitação acima da média, os extremos Sul e Norte tiveram volumes dentro ou abaixo da média histórica.
Diante desse cenário, a MetSul recomenda atenção redobrada para os próximos dias, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a inundações e deslizamentos de terra.