Rio Grande do Sul

Segunda remessa de vacinas da Pfizer/Biontech chega ao RS

O novo lote da Pfizer será empregado para avançar a imunização do grupo das comorbidades na capital.

Por Ascom/SES Publicado em 10/05/2021 21:43 - Atualizado em 03/06/2024 09:54

Pouco depois das 19h30 desta segunda-feira (10/5), pousou em Porto Alegre o avião trazendo a segunda remessa de vacinas da Pfizer/Biontech. São 69.030 doses, das quais 35.837 serão distribuídas aos postos de saúde da capital para aplicação imediata, e as 33.193 restantes serão mantidas em superfreezers emprestados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) até a próxima distribuição.

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O novo lote da Pfizer será empregado para avançar a imunização do grupo das comorbidades. Neste primeiro momento, os imunizantes serão utilizados apenas em Porto Alegre, assim como a primeira remessa de vacinas deste laboratório que chegou ao Estado na última semana. As vacinas ficam na capital por questões de logística e armazenamento porque precisam ser conservadas congeladas em superfreezers que alcançam a temperatura de -80ºC.

Cerca de 33 mil doses serão mantidas em superfreezers cedidos por universidade - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

No próximo mês, devem chegar lotes da Pfizer para distribuição ao interior do Estado. A Secretaria da Saúde (SES) e outros órgãos do governo do Estado realizam tratativas com universidades para o auxílio no armazenamento em superfreezers.

Com esse novo lote, o Rio Grande do Sul soma 5 milhões de doses recebidas e 3,4 milhões de doses aplicadas. Cerca de 1 milhão de pessoas já concluíram o esquema vacinal com as duas doses de alguma das três fabricantes que estão sendo aplicadas no Estado (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer).

Conteúdo relacionado

Termos relacionados