Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Segurança nas escolas: Reforço no controle de acesso nas escolas estaduais depende de orientação da Seduc

As escolas Estaduais não possuem um sistema de segurança contratado pelo Estado

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
05/05/2021 09:54 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Diante da tragédia registrada na cidade de Saudades, no estado de Santa Catarina, nesta terça-feira, 04, quando um jovem de 18 anos entrou armado em uma creche e matou três crianças e duas professoras, muitos questionamentos surgiram a respeito da segurança nas escolas de Erechim.

É importante ressaltar que não há registro de qualquer anormalidade que tenha colocado em risco alunos nas escolas do município, inclusive a polícia de Santa Catarina desmentiu um áudio que passou a circular através de aplicativos de mensagens alertando que outros ataques a escolas poderiam ocorrer depois do fato em Saudades.

Foto: Reprodução/Google Maps

O fato de maior repercussão no norte do estado, relacionado a segurança nas escolas ocorreu em 2019 quando um policial militar aposentado invadiu uma escola estadual em Passo Fundo, algemou um estudante e agrediu o mesmo pelo fato de que o jovem teria brigado com o seu filho – também aluno do colégio, demonstrando que as escolas poderiam estar vulneráveis a ataques.

A 15ª Coordenadoria Regional de Educação informou a reportagem do Portal AU Online durante a manhã desta quarta-feira, 05, que as escolas Estaduais não possuem um sistema de segurança contratado pelo Estado. A Coordenadora da 15 CRE, Juliane Bonez explicou que os próprios servidores fazem o controle de acesso nas escolas. “Dentro do quadro de funcionários da escola, a equipe diretiva faz sua organização para receber os estudantes e as pessoas. Normalmente sempre tem alguém de olho ou a porta fica fechada, mas não tem um sistema de segurança armada com empresa contratada”, disse a coordenadora que afirmou ainda que até o momento a prática tem sido eficaz.

A 15ª Coordenadoria informou também que não possui autonomia para estabelecer novas determinações para reforço do controle de acesso na escolas e que a Secretaria Estadual de Educação não orientou nada neste sentido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE