Educação
Sem vestibular presencial, UFSC abre seleção com 2,5 mil vagas para cursos de graduação
Por conta da pandemia, universidade fará seleção a partir de notas Enem e de vestibulares anteriores.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta terça-feira (26) edital de processo seletivo não presencial para vagas em cursos de graduação com início no primeiro semestre de 2021. Conforme a universidade, são 2.516 vagas abertas. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (27). A modalidade de seleção foi definida pela universidade como alternativa ao vestibular presencial por conta da pandemia de coronavírus.
Do total de vagas, 1.801 serão preenchidas pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020, e outras 715 vagas com utilização da nota de um dos cinco últimos vestibulares presenciais da UFSC (2018, 2018.2, 2019, 2019.2 ou 2020).
As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas de 27 de janeiro até 4 de março, exclusivamente pela internet, no site da universidade, por candidatos que concluíram ou estejam prestes a concluir o Ensino Médio (curso de 2º Grau ou equivalente). A taxa de inscrição é de R$ 80,00.
No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o sistema de notas que deseja usar (Enem ou Vestibular). Cada candidato terá direito a apenas uma inscrição e deverá optar por um sistema de notas.
A Coperve (Comissão Permanente do Vestibular) disponibilizará uma ferramenta de suporte que permitirá ao candidato verificar qual o sistema de notas que melhor o atende: a nota no Vestibular escolhido ou analisar a nota do Enem.
A distribuição das vagas segue os critérios da Política de Ações Afirmativas da UFSC nos dois sistemas de notas, sendo metade para concorrência geral e a outra metade na modalidade de reserva de vagas (cotas) para estudantes de escolas públicas, informou a universidade.
Enem
Para participar do processo seletivo usando a média do Enem, o candidato deverá ter participado efetivamente de pelo menos uma das quatro últimas edições do Enem (2017, 2018, 2019 ou 2020).