Rio Grande do Sul
Semana começa com muita chuva no RS
Conforme a MetSul, a chuva localmente pode ser forte a torrencial e há risco de temporais isolados com vento forte.
A semana começará no Rio Grande do Sul com instabilidade. O sol aparece com nuvens no estado, mas da tarde para a noite, com o aquecimento diurno, a “baixa fria” em altura estimulará nuvens com maior desenvolvimento vertical com chuva na maioria das regiões do Estado.
No Leste do estado, a instabilidade é muito mais isolada. O dia é de calor, mas as pancadas à tarde vão impedir maior aquecimento.
- Bagé: 21°C / 28°C
- Rio Grande: 23°C / 28°C
- Santa Rosa: 22°C / 29°C
- Erechim: 19°C / 26°C
- São José dos Ausentes: 15°C / 24°C
A MetSul Meteorologia alerta que uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, um vórtice ciclônico, vai trazer chuva localmente forte e temporais isolados para o Sul e o Sudeste do Brasil nesta primeira metade da semana. Há o risco de episódios isolados de chuva intensa.
A MetSul Meteorologia alerta que uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, um vórtice ciclônico, vai trazer chuva localmente forte e temporais isolados para o Sul e o Sudeste do Brasil nesta primeira metade da semana. Há o risco de episódios isolados de chuva intensa. É fundamental esclarecer que este sistema é diferente da tempestade tropical Akará na costa do Sul do Brasil, um ciclone tropical em que a baixa pressão se estende dos altos níveis da atmosfera até a superfície. Trata-se de outro sistema meteorológico que está sobre o continente e que, em terra firme, oferece maior risco que o chamativo e raro ciclone sobre o Atlântico a Leste do Sul do Brasil.
Inicialmente, os reflexos desta baixa pressão se fazem sentir mais no Sul do Brasil nesta segunda-feira. Já chove nesta manhã em pontos do Rio Grande do Sul, entretanto a instabilidade tende a aumentar da tarde para a noite com chuva em maior número de locais.
Nesta terça, à medida que a baixa pressão em médios e altos níveis progride para o Norte, o tempo firma na maior parte do Rio Grande do Sul.