Rio Grande do Sul
Semana começa com sol e frio no RS
Nesta segunda, a previsão indica grande amplitude térmica com frio cedo da manhã e calor durante a tarde. As mínimas deste domingo podem se repetir
A semana começa com sol e grande amplitude térmica em todo o Rio Grande do Sul. Mesmo que com mínimas superiores ao domingo, o amanhecer ainda será frio nesta segunda-feira.
No entanto, ao longo do dia, as temperaturas sobem. No período da tarde, o calor deve aparecer, especialmente na região Noroeste. Haverá uma grande diferença entre as mínimas e as máximas do dia.
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 29°C.
Temperatura deste domingo deu gostinho de inverno
O Sul do Brasil amanheceu neste domingo com um gostinho de inverno em algumas de suas cidades de maior altitude dos três estados da região, o que era antecipado pela MetSul ainda no final da semana passada. A temperatura desceu à casa de 0ºC em Santa Catarina e 3ºC no Rio Grande do Sul na madrugada.
Massa de ar frio e seco associada a um centro de alta pressão trouxe frio de inverno no começo deste domingo em cidades de maior altitude. As mínimas ficaram abaixo dos 5°C em Vacaria, Soledade, São José dos Ausentes, Getúlio Vargas e Bom Jesus.
Um grande número de municípios teve as suas menores mínimas do ano até agora, como é normal ocorrer nesta época em que gradualmente começa a esfriar. Um centro de alta pressão estava na madrugada de hoje sobre o Sul do Brasil, o que garantiu tempo aberto no começo do dia. Com céu claro ou de escassa nebulosidade sob um perfil seco da atmosfera, o resfriamento noturno foi acentuado e a temperatura declinou bastante.
A massa de ar frio que chegou ao Sul do Brasil entre a sexta e sábado foi impulsionada por um ciclone extratropical intenso no Atlântico e que, ao passar por rápido aprofundamento, atingiu a condição de bomba meteorológica ou ciclone bomba, a uma grande distância da costa. O centro deste ciclone na manhã deste domingo estava cerca de dois mil quilômetros a Sudeste da costa gaúcha O ciclone distancia-se para a Leste e Sudeste e sua influência no tempo vai gradualmente cessar no Sul do Brasil nos próximos dias.