Educação
Semana da Agronomia da URI aborda a importância dos fertilizantes para alta produtividade
Engenheiro Agrônomo Wanderlei Enderle falou sobre a importância da utilização de fertilizantes orgânicos e organominerais
A utilização de fertilizantes orgânicos e organominerais na obtenção da alta produtividade. Essa foi a temática da segunda conferência da Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da URI, na terça-feira à noite, 22. O tema foi apresentado pelo Engenheiro Agrônomo Wanderlei Enderle, que abordou as propriedades do solo (química, física e biológica), a importância da matéria orgânica no solo, as principais técnicas usadas para promover o aumento do teor de matéria orgânica no solo, matérias primas e microrganismos benéficos usados na produção de fertilizante organomineral, entre outros temas.
Para o conferencista, dentre os fatores que mais exercem influência na produtividade vegetal (clima, qualidade da semente, manejo, entre outros), o solo é aquele que ocupa uma posição de destaque, pois “um solo considerado adequado e com bom potencial produtivo é aquele que apresenta bom equilíbrio entre as fases química, física e biológica”, disse Enderle.
Frisou, ainda, a grande importância do teor de matéria orgânica no solo, quando afirmou que “quanto maior o teor de matéria orgânica no solo, maior será a capacidade de retenção de água e menor nível de compactação do solo”. Destacou, igualmente, que uma das maneiras de melhorar a fertilidade do solo é por meio do uso de fertilizante organomineral, pois na sua composição, além da presença de elementos químicos, tais como nitrogênio, fósforo e potássio, há também a presença de matéria orgânica, ácidos orgânicos e microrganismos benéficos ao solo.