Semana do Brincar proporciona vivência de aprendizado e conexão com a natureza para crianças da Educação Infantil da Escola Maria Clara

Crianças das turmas do Pré A vivenciaram momentos de descoberta e interação com a natureza durante atividade especial da Semana do Brincar.

Por Comunicação PME Publicado em há 4 horas

A abertura da Semana do Brincar, que neste ano tem como temática “A potência dos encontros”, e vai do dia 23 ao dia 31 de maio, foi marcada por uma experiência especial para as turmas do Pré A1 e Pré A3 da Educação Infantil da Escola Municipal Maria Clara. As crianças participaram de uma visita à propriedade da família Badalotti, Made in Roça, família de uma colega da turma, vivenciando momentos de descobertas, afetos e aprendizagens em contato direto com a natureza.

A atividade integrou a culminância do projeto sobre o plantio de morangos, desenvolvido em sala de aula. Durante a visita, os pequenos puderam conhecer de perto todo o cuidado envolvido no cultivo da fruta, observar a plantação, explorar os espaços da propriedade e interagir com os animais da fazenda.

Entre olhares curiosos, brincadeiras e muitas descobertas, as crianças também participaram de um lanche coletivo ao ar livre, fortalecendo vínculos e criando memórias afetivas em meio à natureza.

Para a família anfitriã, o momento foi marcado pela alegria em compartilhar a experiência com as crianças. “Foi uma experiência incrível pra nós. É bom ver os coleguinhas da minha filha conhecendo aqui nessa alegria. Foi uma experiência única”, destacou Dirlene Badalotti, mãe da aluna Isadora e integrante da família Badalotti.

A diretora da EMEI Maria Clara, Luciana Schneider, ressaltou a importância de vivências concretas no processo de aprendizagem das crianças. “Vivências como essa dão sentido à nossa proposta pedagógica porque permitem que as crianças aprendam com o corpo inteiro: observando, tocando, sentindo, experimentando e se relacionando com a natureza de forma verdadeira. Quando falamos em biofilia, falamos justamente dessa conexão afetiva e essencial entre o ser humano e a natureza. Família e escola juntas representam o verdadeiro significado do educar”, afirmou.

A experiência também encantou os pequenos. O aluno Antony Vendrame, de 5 anos, do Pré A2, resumiu a visita com entusiasmo. “Foi muito legal ver os morangos, brincar na casinha e andar de ônibus. Eu até comi os morangos”, contou.

Fotos: SMEd PME