Agro

Seminário aborda cooperativismo e mercado institucional em Lagoa Vermelha

Estiveram presentes mais de 100 pessoas, de 15 municípios, entre profissionais da educação, produtores, nutricionistas, estudantes e extensionistas.

Por Vanessa Almeida de Moraes/Emater Ascar Publicado em 22/06/2023 07:41 - Atualizado em 03/06/2024 11:52

Troca de informações, experiências e vivências, além da divulgação de produtos. Assim foi o dia nesta terça-feira (20/06), na sede da AABB, em Lagoa Vermelha, durante a realização do Seminário Cooperativismo e Mercado Institucional. Estiveram presentes mais de 100 pessoas, de 15 municípios, entre profissionais da educação, produtores, nutricionistas, estudantes e extensionistas. A promoção foi da Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Prefeitura de Lagoa Vermelha.

De acordo com a equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Erechim, que atende também a região administrativa de Passo Fundo, o evento buscou aprimorar o conhecimento e compartilhar aprendizados sobre o cooperativismo na agricultura familiar em seus diversos ramos de atuação, ampliar a capacidade de análise de cenários do mercado institucional, identificar oportunidades em toda a cadeia produtiva, bem como promover o compartilhamento de experiências entre as cooperativas participantes.

“Alcançamos com êxito os objetivos e tivemos grande participação do público, com envolvimento e entrega durante todo o dia, através de relatos, saneamento de dúvidas e informações importantes para o desenvolvimento das cooperativas e sua inserção no mercado institucional”, avaliou a equipe.

Para o secretário adjunto da SDR, Lindomar do Carmo Moraes, que participou do Seminário, o evento foi excelente. “Quero parabenizar a equipe da Emater por essa iniciativa de um evento tão importante, que traz informações relevantes para tomada de decisões e participação nos programas existentes. E ao mesmo tempo, nos traz as expectativas das agroindústrias e das cooperativas presentes. Foi gratificante”, disse o secretário adjunto.

Durante o dia, foram várias palestras e momentos de troca. Na parte da manhã, o secretário adjunto da SDR, Lindomar do Carmo Moraes, falou sobre as Políticas Públicas para o Cooperativismo da Agricultura Familiar. Na sequência, o coordenador do Cooperativismo pela Emater/RS-Ascar, Francisco Mantezze, apresentou os resultados e desafios do Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS). Ainda na parte da manhã, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Passo Fundo, Vilmar Wruch Leitzke, falou sobre o cooperativismo e o mercado institucional, com foco nas estratégias e, em seguida, os representantes da Coomafit e da Rede Coop, complementaram com as suas estratégias de organização e inserção nesse mercado.

Na programação da tarde, a extensionista do Núcleo de Desenvolvimento Econômico do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, Patrícia Fogaça Fernandes, palestrou sobre os aspectos legais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos. Como forma de trazer uma experiência de sucesso, participaram representantes da Prefeitura de Passo Fundo, com seu relato de caso na aquisição de alimentos da agricultura familiar. E ao final, foi aberto um espaço para cooperativas, entidades executoras do Pnae, extensionistas, nutricionais e produtores para que trouxessem as experiências e relatos de seus municípios.

O evento encerrou com mostra de produtos, degustação e roda de oportunidades de divulgação de produtos das cooperativas presentes. Entre os produtos, geleias, queijos, biscoitos, pães, barrinhas de banana, mel, melado, chips de banana, legumes, sucos, farinhas, extrato de tomate, hortaliças, entre outros.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luzi Vecchi, enalteceu a ação da Unidade de Cooperativismo, no processo de organização dos produtores, das agroindústrias familiares e das cooperativas, em especial na inserção nos mercados institucionais. “Eventos como este oportunizam, não apenas levar as informações aos produtores e demais participantes dos mercados institucionais, mas também dão voz aos atores envolvidos, permitem troca de experiências e apresentam soluções aos desafios”, avaliou.

Participaram também, o prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, a coordenadora da 23ª Coordenadoria Regional da Educação, Cristine Fabris, representantes da 7ª Coordenadoria Regional da Educação, os secretários municipais da Agricultura, da Educação e da Administração de Lagoa Vermelha, Ivolmir Minozzo, Aline Fazoli e Idenir Deggerone, respectivamente, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha, João Cezar Godinho, a presidente da Colaf de Lagoa Vermelha, Carina Aparecida da Sila, que no ato de abertura representou todas as demais cooperativas. Também estiveram presentes os anfitriões do Banco do Brasil, o superintendente, Sinvaldo Vieira dos Santos, o superintendente comercial, Alexandre Terres, a gerente de negócios, Patrícia Burmann e o gerente da unidade de Lagoa Vermelha, Roberto Zawaski.

Como momento cultural, os participantes puderam apreciar a apresentação do Fábrica de Gaiteiros, um projeto voltado à sociedade que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.

Contextualização

As UCPs atendem atualmente a mais de 140 cooperativas no Rio Grande do Sul, destas, 12 são da região de Passo Fundo e 10 da região de Erechim. Já são 12 anos do Programa de Extensão Cooperativa, que tem se consolidado frente aos resultados atingidos. “Ao longo de sua execução novas demandas e desafios foram identificados e para serem superados dependem de conhecimento, tecnologia e articulação das cooperativas”, explica a equipe da UCP de Erechim.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados