Agro

Seminário fomenta atividade da piscicultura na região do Alto Uruguai

A atividade reuniu mais 80 produtores e extensionistas da Emater/RS-Ascar além de acadêmicos do curso de Agronomia da URI.

Por Terezinha Vilk/Emater/RS Publicado em 26/05/2022 21:01 - Atualizado em 03/06/2024 11:14

Visando estimular os produtores para a atividade da piscicultura, difusão do conhecimento e orientações técnicas, a Emater/RS-Ascar, juntamente com a Prefeitura de Erebango, no Alto Uruguai, promoveu o Seminário de Piscicultura, nesta quarta-feira (25/05). A atividade reuniu mais 80 produtores e extensionistas da Emater/RS-Ascar dos municípios de Erebango, Getúlio Vargas, Estação, Charrua, Sertão, Quatro Irmãos e Floriano Peixoto, além de acadêmicos do curso de Agronomia da URI – campus de Erechim, no Centro Multiuso, em Erebango.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar responsável pela atividade no Estado, João Alfredo de Oliveira Sampaio, repassou as orientações técnicas voltadas à criação de peixes com foco no manejo correto do açude, condições adequada da água, profundidade, sistemas de produção, lotação e despesca. Também fez uma análise econômica da atividade e chamou a atenção para a construção do viveiro de acordo com a propriedade e os procedimentos que devem ser observados pelos produtores para se obter um rendimento financeiro com a atividade. Ele ressaltou ainda as especificidades e características de várias espécies de peixes, dentre elas a tilápia e as carpas, quanto à nutrição, qualidade (Ph) e temperatura da água, em sistemas de criação.

Foto: Terezinha Mariza Vilk/Emater/RS-Ascar

A ação prosseguiu na propriedade do produtor Deomar Schneider, onde o filho Evandro, juntamente com os extensionistas João Paulo Meneses e Doriane Damin, apresentaram a infraestrutura da propriedade. O produtor falou sobre os desafios na atividade. “A piscicultura é desafiadora, temos que ter atenção e dedicação porque o tempo dedicado é grande”, observou. Do total da área de 20 hectares, 1,67 hectares são destinados aos açudes para criação de peixes, principalmente com tilápias, que neste ano vai para o segundo ciclo. No primeiro ciclo (2020/2021) foram produzidos 70 mil quilos de tilápias. Ele acredita que com mais experiência e conhecimento na atividade a produção e rendimentos podem aumentar e também evitar perdas.

Foto: Terezinha Mariza Vilk/Emater/RS-Ascar

No local, Sampaio reforçou as orientações e fez algumas práticas para avaliar os parâmetros físicos e químicos da água, entre outros procedimentos. A atividade foi acompanhada pelo prefeito de Erebango, Valmor Tomelero, pelo vice-prefeito, Flávio Kurs, e pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello.

Foto: Terezinha Mariza Vilk/Emater/RS-Ascar

A piscicultura é uma das atividades fomentadas e orientadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com objetivo de proporcionar mais uma alternativa de renda ao produtor, permanência na propriedade e sucessão familiar.

Na abertura, o prefeito Valmor Tomelero e o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim Gilberto Tonello agradeceram a participação dos produtores e destacaram a importância do conhecimento técnico para conduzir com rendimento a atividade na propriedade.


Termos relacionados