Educação
Seminário Internacional debate inclusão no ensino superior
Evento, que será realizado na UFFS – Campus Erechim, contará com a presença de pesquisadores do Brasil, Argentina e Portugal
Acontece na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, entre 8 a 10 de novembro, o IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior. O evento visa discutir a formação de professores e educadores no Brasil, Argentina e Portugal com foco na humanização das relações e na inclusão.
Além de socializar pesquisas desenvolvidas sobre o tema, a ideia é ampliar o debate acerca das políticas nacionais e internacionais de inclusão no Ensino Superior, e contribuir com a humanização das relações humanas e das práticas pedagógicas e formativas nos diferentes contextos da sociedade, especialmente na formação de professores e educadores.
O Seminário terá como foco cinco eixos temáticos: educação para a humanização; educação para a inclusão dos camponeses e dos povos indígenas; educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais; ética e educação emocional; e formação de professores e educadores.
A programação do evento, que será realizado no auditório do Bloco B, conta com palestras, mesas-redondas, lançamento de livros, entre outras atividades, e está disponível em https://www.uffs.edu.br/eventos/evento_uffs-1691069960.01. Já as inscrições, gratuitas, ocorrem em https://forms.gle/tyU8ofaMWBSRcNqc8.
Além da UFFS, o evento é promovido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa/Portugal) e Universidad Nacional de Misiones (UNaM).
Histórico
Em 2016 teve início uma parceria entre docentes da UFFS - Campus Erechim, da Unioeste e da UNaM a partir do projeto “Estudos sobre interculturalidade na universidade”, com ênfase nas populações indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência.
O projeto, aprovado no edital do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, teve financiamento concedido com a finalidade de formar pesquisadores altamente qualificados. Foram viabilizadas bolsas de doutorado-sanduíche e de graduação-sanduíche. No decorrer das atividades, docentes do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa foram convidadas a serem parceiras nas pesquisas, a partir do ano de 2018.
O término do projeto financiado pela SECADI/CAPES ocorreu em dezembro de 2019. Assim, formou-se uma rede de pesquisadores que permanecem, ainda hoje, com reuniões de estudo, pesquisas, palestras e organização de seminários internacionais.
Em 2022, foi promovido o III Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior, com a participação da UFFS, Unioeste, Unespar, UnaM e IE/Lisboa. O evento na Unespar deu-se na modalidade híbrida.