Seminário reúne Ematers da região e destaca experiência de Getúlio Vargas em licitações da agricultura familiar
As servidoras Rosimeri Krasuski Sandri e Tainara Caverzan, responsáveis pelo Setor de Alimentação, e Rauliquenia Gradin e Jéssica Oliveira, do Setor de Compras e Licitações, representaram o município de Getúlio Vargas no Seminário Cooperativismo e Mercados Institucionais de Alimentos, promovido pela Emater/RS-Ascar de Passo Fundo e Erechim, realizado nesta terça-feira (9) no IFRS – Campus Sertão.

O evento reuniu equipes das Ematers da região, cooperativas, gestores públicos, Conselhos de Alimentação Escolar, nutricionistas, profissionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de representantes de cooperativas da agricultura familiar e órgãos públicos compradores de alimentos.
O seminário teve como propósito apresentar os principais resultados do Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS), fortalecer estratégias de organização e cooperação entre agricultores familiares e aprimorar a execução das políticas públicas voltadas aos programas PNAE e PAA.

CONVITE
Getúlio Vargas foi especialmente convidado para apresentar a estrutura e os procedimentos adotados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto na licitação e contratação dos programas de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Destaca-se que Getúlio Vargas é um dos municípios pioneiros ao realizar, ainda em 2024, o processo de compras por meio da modalidade “Compra Institucional PAA”, tornando-se referência para outras administrações da região.
Na explanação, as servidoras detalharam etapas, estratégias e critérios utilizados pelo município para garantir transparência, eficiência e ampliação da participação dos produtores locais nos processos de compra institucional. O case despertou interesse dos demais municípios presentes, que puderam conhecer, na prática, como Getúlio Vargas organiza o atendimento às demandas da alimentação escolar com foco na agricultura familiar.
A participação reforça o compromisso do município com a qualificação dos processos públicos, a valorização dos agricultores familiares e a construção de modelos eficientes de gestão da alimentação escolar. Foi um momento significativo de troca, aprendizado e cooperação regional, fortalecendo redes que impactam diretamente o desenvolvimento local.