Cidade

Serviço de Atendimento Domiciliar à Pessoa Idosa é desenvolvido em Erechim

Objetivo promover o acesso de pessoas idosas ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 12/01/2024 13:53 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Nos últimos anos e, em especial no período pós-pandêmico, a taxa de adoecimento de idosos subiu em largas escalas, esses números são resultados de um período de intenso isolamento social que acarretou o aparecimento de diversas comorbidades físicas e psicológicas, dados esses que resultam na grande busca por instituições de longa permanência, causando preocupação em diversos setores.

Neste cenário na Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Presidente Vargas implementou o Serviço de Atendimento Domiciliar a pessoa Idosa – SADI, que possui como objetivo promover o acesso de pessoas idosas ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

As atividades que iniciaram em agosto de 2023 foram realizadas pela equipe técnica que compõem o CRAS de referência do território, que realizou visitas quinzenais em diversos núcleos familiares, trabalhando com atividades de estímulo de memória, intuição e reconstrução da própria história de vida dos idosos em questão e suas famílias, buscando fortalecer os vínculos existentes e incentivando-os a reorganização intrafamiliar.

Como ressalta a secretária da pasta, Clarice Moraes este serviço assume a missão de atender aqueles que mais necessitam de atenção. “Sabemos o quão é necessário proteger e defender a pessoa idosa mais vulnerável. Assim, a partir das visitas, podemos levar até o domicílio atendimento social, além de aproximar o idoso dos seus vínculos familiares ou mesmo promovendo a sua própria autonomia. Nossa maior preocupação é ofertar uma melhor qualidade de vida e o direito assegurado de inserção na política pública do idoso”, disse.

Com resultados positivos, a intenção é seguir realizando os atendimentos em domicílio, tanto no território que pertence ao CRAS do Presidente Vargas, mas também para as demais localidades da cidade. A coordenadora do CRAS, Janaína Bonzanini ainda aponta o bom desempenho deste serviço. “As pessoas se sentem ouvidas e acolhidas, alguns usuários possuem algumas limitações que impedem de sair de suas casas, o que os torna reclusos daquele ambiente, assim conforme realizamos as atividades, conhecemos melhor suas vivências, auxiliando assim esses idosos”, declara.

A Secretaria de Assistência Social, ainda possui o Centro de Referência aos Idosos Programa 60+ que também possui como objetivo proporcionar, através de atividades laborais, físicas e coletivas, um envelhecimento de forma saudável e segura.

Conteúdo relacionado