Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Servidoras da Susepe que teriam testemunhado início do incêndio na SSP serão ouvidas hoje

Tragédia que destruiu a sede da pasta é investigada pela Polícia Civil.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
15/07/2021 11:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Três frentes de trabalho atuam simultaneamente, na manhã desta quinta-feira (15), para mitigar as consequências do incêndio que destruiu a sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul. A primeira delas – e mais importante – é a de rescaldo às chamas e buscas aos dois bombeiros que estão desaparecidos desde a madrugada. Eles foram identificados nas redes sociais de bombeiros militares como sendo o Tenente Almeida e Sargento Munhoz.

A segunda é o restabelecimento dos serviços que operavam a partir da sede da pasta. Até o momento, somente a central telefônica que recebe os chamados do número 190 voltou a operar, em uma estrutura montada no 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Também deve retornar em breve o monitoramento de presos com tornozeleiras, que funcionará na sede da Academia Civil Integrada de Segurança Pública (ACISP).

Por fim, a terceira é a que investiga as causas do incêndio, que é alvo de um inquérito da Polícia Civil. Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, revelou que quatro servidoras serão ouvidas ainda hoje. Elas atuam na Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), e teriam testemunhado o início do incêndio.

“As informações preliminares dão conta de que elas perceberam a fumaça saindo do teto. Tudo vai ser apurado exaustivamente – e tudo o que eu diga agora, de maneira antecipada, será prematuro. O relato inicial é de que as equipes chegaram no quarto andar, tentando combater o fogo diretamente, mas as chamas rapidamente se alastraram para o quinto”, relata Ranolfo.

PPCI do prédio era executado por empresa

Placa fixada no muro da Secretaria de Segurança Publica informa que governo do estado investiu R$ 1.166.762,32 na instalação de prevenção de incêndio no prédio que hoje foi consumido pelo fogo e desabou parcialmente

Assim que as chamas foram controladas e os repórteres puderam se aproximar do prédio, chamou a atenção uma placa que informava o investimento de R$ 1.166.762,32 na criação de um Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) para a sede da SSP. As adequações ainda estavam em andamento.

“Tínhamos contrato com uma empresa que estava, justamente, executando o PPCI – tudo dentro da mais absoluta normalidade, dentro dos prazos. O vínculo era de seis meses, e estávamos no segundo. Tinha visto pelos corredores a troca dos extintores de incêndio, por exemplo”, garante o vice-governador.

Além da Secretaria de Segurança Pública, o prédio abrigava o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN/RS), que ocupava três andares da instalação. Também funcionavam no local o setor administrativo do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), a Susepe e a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAPEN).

“Há risco de que todo o prédio possa desabar. O governador Eduardo Leite, que estava em Brasília, chega agora de manhã e vamos nos encontrar nas imediações do prédio da Secretaria. Faremos uma série de reuniões ao longo do dia, para a definição de onde vamos colocar todos os setores que operavam por lá”, finaliza Vieira Júnior.

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio Piratini, Leite chegou à Capital pouco antes das 9h. Ele comanda a primeira reunião do Gabinete de Crise formado em razão do incêndio e, na sequência, concede entrevista coletiva à imprensa. Ainda não há uma previsão de horário para que isso aconteça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE