Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Esporte

Sesc/RS está com inscrições abertas para desafios de ciclismo em Erechim

Modalidade traz benefícios para a saúde física e mental e pode ser realizada com distanciamento.

Assessoria/SESC/RS
por  Assessoria/SESC/RS
28/04/2021 18:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Manter a saúde, buscar uma distração e alimentar o espírito de competição na ausência de eventos esportivos tem sido uma dificuldade para os atletas profissionais e amadores durante a pandemia. Para incentivar a prática esportiva e a superação pessoal, o Sesc/RS está com inscrições abertas para dez desafios de bike no Rio Grande do Sul, em que os ciclistas são incentivados a percorrer grandes distâncias, monitorar suas marcas por meio de aplicativos e compartilhar os resultados. A proposta é que os atletas completem percursos que vão de 100 km a 2000 km em um período de cerca de um mês.

De acordo com o instrutor de academia do Sesc Cachoeira do Sul Andersen Purper Ortiz, o ciclismo, seja na modalidade Speed (no asfalto), no Mountain Bike (MTB – em trilhas e estradas de chão batido), ou na Bike Indoor (nas academias ou em casa), traz como resultados a resistência muscular, principalmente nas pernas, condicionamento físico, controle da glicemia, colesterol e pressão arterial, além de eliminar toxinas do corpo por meio do suor. “O pulmão e o coração são como músculos que também precisam de estímulos para se conservarem saudáveis e ter uma rotina de bike ajuda muito para mantê-los fortalecidos”, destaca Ortiz.

Somados aos benefícios físicos, a prática ajuda a desligar dos problemas diários e pode ser usada como um momento para reflexão com o treino individual, podendo ser considerada uma aliada à saúde mental e ao bem-estar. “A realização de um esporte libera hormônios como a endorfina, relacionada ao prazer. Quando feito na rua pode nos trazer também momentos de satisfação com o contato com a natureza e com belas paisagens. Ao praticar ao menos três vezes por semana durante 30 minutos, muitos efeitos benéficos já serão percebidos”, acredita o instrutor.

Ortiz ressalta ainda que a modalidade traz menos riscos de contaminação por Covid-19 por ser realizada ao ar livre e por permitir manter o distanciamento social. No entanto, ele alerta que além da pandemia é importante lembrar de manter outros cuidados para se exercitar em segurança, como fazer alongamento antes e depois, cuidar a hidratação, manter a manutenção da bicicleta em dia e usar os itens de proteção como capacete e luz de led para sinalização. Confira abaixo os desafios de ciclismo do Sesc/RS que estão com inscrições abertas.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Desafio Sesc de Ciclismo Erechim

  • Data: de 19/04 a 26/05
  • Desafios: 100km, 200km ou 500km
  • Inscrições: até 24/05 por R$ 20

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE