Sete anos após tragédia, buscas em Brumadinho chegam ao fim com duas vítimas desaparecidas

Lama da barragem da Vale atingiu 290 hectares, deixou 270 mortos e marcou uma das maiores operações de resgate do país, ainda cercada por dor, espera e sensação de impunidade.

Por Redação Publicado em 26/01/2026 13:17 - Atualizado em 26/01/2026 13:21

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encerrou, após 2.558 dias, as buscas por vítimas da tragédia da Vale em Brumadinho, com mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeitos vistoriados e 268 corpos localizados. O rompimento da barragem completa sete anos neste domingo (25), com duas vítimas ainda não encontradas.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Segundo a corporação, 100% da área atingida foi examinada. Ao longo da operação, mais de 5 mil bombeiros participaram das buscas, que envolveram aeronaves, cães e maquinário pesado, em uma das maiores ações de resgate da história do país.

A lama da barragem da Vale atingiu cerca de 290 hectares em Brumadinho, destruindo estruturas, imóveis, plantações e alcançando o Rio Paraopeba. Ao longo de sete anos, as buscas passaram por diferentes estratégias, encerrando-se com o uso de estações de “peneiramento” dos rejeitos. Apesar do fim das operações dos bombeiros, a Polícia Civil segue analisando segmentos humanos ainda não identificados.

A tragédia deixou 270 mortos, incluindo duas gestantes, e duas vítimas seguem desaparecidas. A última identificação ocorreu em fevereiro de 2025. Familiares relatam dor, frustração e sentimento de impunidade diante da ausência de responsabilizações e do encerramento das buscas sem a localização de todos os corpos.

* Com informações do portal g1